Eficácia dos tratamentos complementares e medicamentosos no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6484.2024.006.0002

Palabras clave:

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, TDAH, Tratamento Farmacológico, Terapias Complementares

Resumen

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurocomportamental que afeta crianças, adolescentes e adultos em todo o mundo. O tratamento do TDAH tem historicamente se concentrado em medicamentos estimulantes, mas as pesquisas sobre abordagens de tratamentos complementares aumentaram significativamente nos últimos anos. O objetivo deste trabalho é investigar a eficácia dos tratamentos medicamentos e complementares para o TDAH e seu impacto na prática clínica conforme evidências científicas. Este estudo é uma revisão de literatura integrativa que analisa o tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH). Usando a estratégia PICO, investigou a eficácia de tratamentos medicamentosos e complementares para pessoas com TDAH. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e no PubMed, com critérios específicos de inclusão. Artigos relevantes foram selecionados, lidos na íntegra e suas informações essenciais foram extraídas para apresentar os principais achados sobre os tratamentos para o TDAH. Foram analisados vários estudos, cada um com seu foco específico no tratamento do TDAH. O estudo E1 abordou a eficácia da ludoterapia online para crianças com TDAH, enquanto o E2 investigou a intervenção do sono em conjunto com o tratamento convencional. O E3 discutiu o impacto do TDAH em adultos e as terapias medicamentosas. O E4 explorou os efeitos da musicoterapia, o E5 examinou a Estimulação Magnética Trans craniana Repetitiva (EMTr), e o E6 comparou o Metilfenidato com um placebo. Além disso, o E7 avaliou a meditação como intervenção complementar, e os estudos E8 e E9 destacaram o treinamento cognitivo como abordagem complementar para melhorar as habilidades em indivíduos com TDAH, cada estudo contribuiu com informações relevantes sobre diferentes aspectos do tratamento do TDAH. A abordagem ideal para o TDAH deve ser personalizada, considerando as necessidades individuais de cada pessoa afetada. Consultar profissionais de saúde especializados é fundamental para determinar o tratamento mais apropriado.

 

Biografía del autor/a

Luana Cordeiro Silva, Universidade de Sorocaba

Possui ensino medio segundo grau pela E.E Prof Jose Pinto do Amaral(2018). Atualmente é Estagio Profissional da COMPANHIA BRASILEIRA DE ALUMINIO. Tem experiência na área de Enfermagem.

Clayton Gonçalves de Almeida , Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem - UNIP (Universidade Paulista), especialização em doação de órgãos e tecidos pela faculdade Albert Einstein, mestrado stricto sensu em ciências farmacêuticas ? UNISO (Universidade de Sorocaba), técnico em Banco de Olhos pela Associação Pan- Americana de Banco de Olhos - APABO. Atuação como enfermeiro da comissão intra Hospitalar de transplantes no Hospital Israelita Albert Einstein (NCAP), possui ampla atuação no processo de doação de órgãos no Brasil e em outros países, grande participação em projetos no Brasil, para capacitação de profissionais pelo Hospital Israelita Albert Einstein, atuação em comitê de ensino e pesquisa assim como também sendo revisor de revista cientifica. Atuação como gerente do Banco de Olhos de Sorocaba (desenvolvimento e execução de projetos), tendo grande experiência prática e gerencial em todo processo de doação, palestrante e instrutor prático nos cursos da APABO no Brasil e Internacional. Professor Universitário, com atuação no Núcleo Docente Estruturante (NDE). 

Débora Cabral Nunes Polaz, Universidade de Sorocaba

Enfermeira Mestre em Educação nas Profissões da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP, especialista em Acupuntura (CETN), especialização em Centro Cirúrgico, Central de Materiais e Recuperação Pós Anestésica pelo Centro Universitário São Camilo de São Paulo, Pós em Docência do Ensino Superior e Técnico na área da Saúde pela INESP e em Gestão em Enfermagem, pela UNIFESP. Atuação como professora de curso Superior de Enfermagem/Saúde e Acupunturista. Teve experiências anteriores como professora de cursos técnicos e superior e como enfermeira assistencial e gestão - Unimed Sorocaba Cooperativa do Trabalho Médico, nos setores: Internações, Bloco Cirúrgico e Hemodinâmica. Pesquisadora do Grupo de Estudos Científicos em Enfermagem (GECE) desde abril de 2019. Membro da Rede Brasileira de Enfermagem em Segurança do Paciente (REBRAENSP)

Irineu César Panzeri Contini, Universidade de Sorocaba

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (2002). ENFERMEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO HOSPITAL METROPOLITANO S/A (2004 - 2005). ENFERMEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO HOSPITAL SAMARITANO DE SOROCABA (2008 - 2014). PROFESSOR E RESPONSÁVEL TÉCNICO DE ENFERMAGEM COLÉGIO TABLEAU SOROCABA ME (2007 - 2010). PÓS-GRADUADO EM AUDITORIA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE PELA UNICID (2010). PÓS-GRADUADO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO FACINTER/UNINTER (2012). PROFESSOR E COORDENADOR DE ENFERMAGEM DA ESCOLA POLITECNICA DE ENFERMAGEM ANNA NERY (2011-2012). PROFESSOR ASSISTENTE / UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO DOM AGUIRRE - UNISO (2013 - atualmente) MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA (2014 - 2015) ENFERMEIRO AUDITOR DA ASSOCIAÇÃO POLICIAL DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE APAS - SAÚDE SOROCABA (2015) COORDENADOR DO CURSO DE ENFERMAGEM - UNISO MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA - GECE GRUPO DE ESTUDOS CIENTIFICOS EM ENFERMAGEM PROFESSOR ASSISTENTE ANHANGUERA EDUCACIONAL - 2022 - atualmente) DOUTORANDO EM PROCESSOS TECNOLOGICOS E AMBIENTAISI - UNISO - 2022 - 2024 

Publicado

2024-01-27