Relato de possibilidades de ensino com ferramentas digitais em tempos de pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6646.2020.001.0006

Palabras clave:

Ferramentas digitais, Ensino remoto, Relatos, Atividades assíncronas

Resumen

As experiências com ensino em tempos de pandemia modificam metodologias estabelecidas  e consequentemente,  há reflexos na construção de aprendizados entre estudantes com a utilização de ferramentas digitais. A pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem qualitativa, através  de  artigos,  dissertações, livros, e  quantitativa, aliando  os pressupostos teóricos  aos  dados  obtidos  a  partir  do preenchimento  das  planilhas  de  inscrição pelos  participantes  de um curso. Considera-se que as ferramentas à disposição dos estudantes em modalidade assíncrona se mostram viabilizadoras de construções de conhecimentos. A educação precisa funcionar como um aporte para a transformação social e promoção da autonomia, a fim de que se desconstruam de paradigmas estabelecidos historicamente.  A educação deve ultrapassar os limites acadêmicos e fortelecer a democratização dos saberes.

Biografía del autor/a

Wesley Pinto Hoffmann, Universidade de Passo Fundo

Atualmente é acadêmico do curso de Letras, Português, Ingles e Respectivas Literaturas da Universidade de Passo Fundo (UPF). Atua como bolsista de iniciação científica em projetos envolvendo Multiletramentos e Ánálise do Discurso. Também é bolsita de extensão no projeto "Étnico racial" pela mesma Universidade.

Sumaya Ferreira Guedes, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009), mestrado em Tecnologia e Segurança Alimentar pela Universidade Nova de Lisboa-Faculdade de Ciências e Tecnologia (2010) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Atualmente é docente do ensino superior da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Claudineia Aparecida Queli Geraldi , Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2001), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2006), doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e Pós Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos de Separação e Sistemas Particulados, em indústrias de extração fécula de mandioca e amido de milho e processos de biossorção em efluentes líquidos contendo corantes e metais pesados. Atualmente exerce atividade como docente da educação superior nos cursos de Agronomia e Administração da Universidade do Estado de Mato Grosso. 

Sumaria Sousa e Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Especialização em Ensino a Distância, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Mestrado e Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). (e-mail: sumariaquimica@gmail.com)

Felicia de Araújo Lima, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes, campus Villa Lobos (2012), Especialização em Biologia Molecular pelo Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo (2014) e Mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Atuou como técnica de Laboratório (2010-2013) no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (Laboratório de Fisiologia Obstétrica (LIM57). Tem experiência nas áreas de Análises Clínicas, Biologia Celular e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de polimorfismos de base única (SNPs) para verificação de fenótipos complexos e ciências forenses.

Raquel Aparecida Loss, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade de Passo Fundo,Mestrado e Doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Exerce atividade como Docente da Educação Superior na Universidade do Estado do Mato Grosso.

Publicado

2020-10-25

Número

Sección

Ensino Superior, Pesquisa e Extensão