Reporting of teaching possibilities with digital tools in times of pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6646.2020.001.0006

Keywords:

Digital Tools, Remote teaching, Report, Asynchronous activities

Abstract

Experiences with teaching in times of pandemic change established methodologies and, consequently, there are consequences in the construction of learning among students with the use of digital tools. The research was developed with a qualitative approach, through articles, dissertations, books, and quantitative, combining the theoretical assumptions with the data obtained from the completion of the registration spreadsheets by the participants of a course. It is considered that the tools available to students in asynchronous mode are shown to enable knowledge construction. Education needs to function as a contribution to social transformation and promotion of autonomy, in order to deconstruct historically established paradigms. Education must go beyond academic limits and strengthen the democratization of knowledge.

Author Biographies

Wesley Pinto Hoffmann, Universidade de Passo Fundo

Atualmente é acadêmico do curso de Letras, Português, Ingles e Respectivas Literaturas da Universidade de Passo Fundo (UPF). Atua como bolsista de iniciação científica em projetos envolvendo Multiletramentos e Ánálise do Discurso. Também é bolsita de extensão no projeto "Étnico racial" pela mesma Universidade.

Sumaya Ferreira Guedes, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009), mestrado em Tecnologia e Segurança Alimentar pela Universidade Nova de Lisboa-Faculdade de Ciências e Tecnologia (2010) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Atualmente é docente do ensino superior da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Claudineia Aparecida Queli Geraldi , Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2001), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2006), doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e Pós Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos de Separação e Sistemas Particulados, em indústrias de extração fécula de mandioca e amido de milho e processos de biossorção em efluentes líquidos contendo corantes e metais pesados. Atualmente exerce atividade como docente da educação superior nos cursos de Agronomia e Administração da Universidade do Estado de Mato Grosso. 

Sumaria Sousa e Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Especialização em Ensino a Distância, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Mestrado e Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). (e-mail: sumariaquimica@gmail.com)

Felicia de Araújo Lima, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes, campus Villa Lobos (2012), Especialização em Biologia Molecular pelo Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo (2014) e Mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Atuou como técnica de Laboratório (2010-2013) no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (Laboratório de Fisiologia Obstétrica (LIM57). Tem experiência nas áreas de Análises Clínicas, Biologia Celular e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de polimorfismos de base única (SNPs) para verificação de fenótipos complexos e ciências forenses.

Raquel Aparecida Loss, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade de Passo Fundo,Mestrado e Doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Exerce atividade como Docente da Educação Superior na Universidade do Estado do Mato Grosso.

Published

2020-10-25

Issue

Section

Ensino Superior, Pesquisa e Extensão