Sistema Integrado de Gestão (SIG): Análise da percepção dos docentes e gestores dos cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2020.001.0004

Palavras-chave:

Sistemas de Informações, Enterprise Resource Planning, Sistema Integrado de Gestão Educacional

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no tocante a execução de tarefas e tomada de decisões, na percepção dos docentes e gestores dos cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Para tanto, a pesquisa foi fundamentada utilizando um embasamento teórico sobre sistemas de informações e Enterprise Resource Planning, mediante os quais buscou-se demonstrar que as organizações vêm identificando a necessidade de incorporar modernos sistemas de informações, dando ênfase a um tipo de abordagem mais sistêmica. Desse modo, a pesquisa foi caracterizada como descritiva com emprego do método quantitativo e qualitativo, junto aos entrevistados, docentes e gestores do CCSA, por meio da estratégia de estudo de caso. A partir dos resultados obtidos, foram evidenciados a caracterização do uso dos principais módulos do sistema, as principais facilidades de uso, as características das informações geradas pelo sistema e os problemas e possíveis soluções, que na percepção dos docentes e dos gestores, interferem diretamente na utilização e nos resultados obtidos através do sistema. Dessa forma, concluiu-se que o SIG atende a grande parte das demandas, porém, na percepção dos seus usuários, ainda necessita de melhorias em quesitos como capacitação, manutenção e flexibilidade.

Biografia do Autor

Rafael Ribeiro de Lima, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (2020). Tem experiência na área de Administração, trabalhando como Auxiliar Administrativo na área.

Maria Conceição Melo Silva Luft , Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (2000) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Professora Associada do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe, exercendo atividades de ensino (graduação, especialização e mestrado), pesquisa, extensão e gestão. Na pesquisa e orientação, destacam-se as seguintes linhas em diversos temas, tipos de organização e segmentos: gestão da tecnologia da informação e sistemas de informação; modelos de negócios digitais; inovação; tecnologias sociais. Atuou como Gestora do Centro Incubador do Estado de Sergipe (CISE) e do Departamento de Administração (DAD/UFS); além de Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico por exercer a função de orientadora do Programa ALI CNPq/SEBRAE (04/2014 a 03/2016). Desde fevereiro de 2019 atua como Coordenadora do Programa de Mestrado em Administração (PROPADM/UFS).

Carla Larisse Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Sergipe, apta para lecionar. Experiência na área em Português(gramática) e interpretação de texto, Linguística, discurso e suas vertentes.
Interesses particulares em Fotografia como forma de linguagem, psicanálise e análise comportamental, bem como análise discursivas.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Sistemas e Tecnologia da Informação