Sistema Integrado de Gestão (SIG): Análise da percepção dos docentes e gestores dos cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2020.001.0004Palabras clave:
Sistemas de Informações, Enterprise Resource Planning, Sistema Integrado de Gestão EducacionalResumen
Este estudo teve como objetivo analisar o Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no tocante a execução de tarefas e tomada de decisões, na percepção dos docentes e gestores dos cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Para tanto, a pesquisa foi fundamentada utilizando um embasamento teórico sobre sistemas de informações e Enterprise Resource Planning, mediante os quais buscou-se demonstrar que as organizações vêm identificando a necessidade de incorporar modernos sistemas de informações, dando ênfase a um tipo de abordagem mais sistêmica. Desse modo, a pesquisa foi caracterizada como descritiva com emprego do método quantitativo e qualitativo, junto aos entrevistados, docentes e gestores do CCSA, por meio da estratégia de estudo de caso. A partir dos resultados obtidos, foram evidenciados a caracterização do uso dos principais módulos do sistema, as principais facilidades de uso, as características das informações geradas pelo sistema e os problemas e possíveis soluções, que na percepção dos docentes e dos gestores, interferem diretamente na utilização e nos resultados obtidos através do sistema. Dessa forma, concluiu-se que o SIG atende a grande parte das demandas, porém, na percepção dos seus usuários, ainda necessita de melhorias em quesitos como capacitação, manutenção e flexibilidade.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.