A importância da assistência de enfermagem no diagnóstico e tratamento da hanseníase na atenção básica
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6484.2023.002.0003%20Palavras-chave:
Atenção primária, Assistência de enfermagem, Enfermagem, Hanseníase, Atenção BásicaResumo
A hanseníase é uma doença debilitante, infecciosa e contagiosa que pode manifestar-se até 10 anos após o contágio. Na ESF, a enfermagem faz parte do processo de trabalho coletivo e está diretamente envolvida nas ações de monitoramentos periódicos da hanseníase, prevenção, busca da doença, acompanhamento do paciente, gestão de atividades de controle, sistemas de registro e vigilância de contatos periódicos. Buscou-se realizar uma pesquisa para identificação da importância da assistência de enfermagem diante da hanseníase. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura narrativa, descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica. Realizou-se a coleta de dados junto às plataformas SciELO, BVS e Google Acadêmico. Resultados e discussões: A hanseníase é uma doença crônica de alto poder incapacitante. O Brasil possui a segunda maior taxa de hanseníase em todo mundo. Embora os números sejam altos, a Atenção Básica, por meio do SUS, promove estratégias de diagnóstico e tratamento para a doença de forma gratuita. Os enfermeiros são os profissionais mais atuantes no cuidado geral do paciente na Atenção Básica, e assume um papel de destaque frente à hanseníase, através da consulta de enfermagem, onde realiza os cuidados diretos e orienta o paciente autocuidado, construindo um vínculo de confiança, diminuindo as taxas de abandono do tratamento. Considerações finais: A assistência de enfermagem possui grande relevância no diagnóstico e tratamento da hanseníase, sendo o enfermeiro um agente fundamental dentro da Atenção Básica. O reconhecimento disso permite que se busque maior valorização para a classe profissional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Medicus
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.