A importância da assistência de enfermagem no diagnóstico e tratamento da hanseníase na atenção básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6484.2023.002.0003%20

Palabras clave:

Atenção primária, Assistência de enfermagem, Enfermagem, Hanseníase, Atenção Básica

Resumen

A hanseníase é uma doença debilitante, infecciosa e contagiosa que pode manifestar-se até 10 anos após o contágio. Na ESF, a enfermagem faz parte do processo de trabalho coletivo e está diretamente envolvida nas ações de monitoramentos periódicos da hanseníase, prevenção, busca da doença, acompanhamento do paciente, gestão de atividades de controle, sistemas de registro e vigilância de contatos periódicos. Buscou-se realizar uma pesquisa para identificação da importância da assistência de enfermagem diante da hanseníase. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura narrativa, descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica. Realizou-se a coleta de dados junto às plataformas SciELO, BVS e Google Acadêmico. Resultados e discussões: A hanseníase é uma doença crônica de alto poder incapacitante. O Brasil possui a segunda maior taxa de hanseníase em todo mundo. Embora os números sejam altos, a Atenção Básica, por meio do SUS, promove estratégias de diagnóstico e tratamento para a doença de forma gratuita. Os enfermeiros são os profissionais mais atuantes no cuidado geral do paciente na Atenção Básica, e assume um papel de destaque frente à hanseníase, através da consulta de enfermagem, onde realiza os cuidados diretos e orienta o paciente autocuidado, construindo um vínculo de confiança, diminuindo as taxas de abandono do tratamento. Considerações finais: A assistência de enfermagem possui grande relevância no diagnóstico e tratamento da hanseníase, sendo o enfermeiro um agente fundamental dentro da Atenção Básica. O reconhecimento disso permite que se busque maior valorização para a classe profissional.

Biografía del autor/a

Sarah Costa Olini, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Sou Acadêmica do curso de Enfermagem na Instituição Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), no Estado do Tocantins em Porto Nacional, aprovada em 1° lugar como BOLSISTA no Edital Processo Seletivo 2021 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (ProBIC) e desenvolvido projeto intitulado "Perfil de Força Muscular dos Membros inferiores de indivíduos obesos e eutróficos" na qualidade de autora, participo como colaboradora do projeto intitulado AMBULATÓRIO DE FERIDAS, aprovada no Edital Processo Seletivo 2020 do Programa Institucional de Extensão (ProEx), representante de turma deis de 2019,atualmente monitora de Bioquímica e ex monitora de Fundamentos de Enfermagem.

Ystefânia Rodrigues Lima da Silva, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Objetivos Atuar como profissional em atividades que possam oferecer-me oportunidade, ascensão, motivação e crescimento profissional, bem como colaborar em um ambiente de trabalho agregando meus conhecimentos em favor do órgão no qual viso integrar, focando sempre o benefício da organização e o crescimento profissional.

Thiago Weiss, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Graduado em Fisioterapia - ITPAC Porto Nacional (2009).Pós-Graduado em Fisioterapia Traumo-Ortopédica - FAIARA.Servidor Público Efetivo do Estado do Tocantins- Hospital Regional de Porto Nacional - Setor de Emergência.Fisioterapeuta com experiência nas áreas: Fisioterapia Traumato-ortopédica, Fisioterapia Geriátrica, Fisioterapia Hospitalar e Fisioterapia Neurofuncional.Professor Assistente das disciplinas de Anatomia Humana, Bases da Anatomia para a Enfermagem e Sistemas Orgânicos Integrados I - ITPAC Porto Nacional.

Publicado

2023-09-06

Número

Sección

Enfermagem em Saúde Pública