Public Policies: Brazilian youth and the right to environmental sustainability

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6492.2020.002.0003

Keywords:

Environment, Public policy, Youth, Education

Abstract

Guaranteeing the human rights of all is one of the concerns of world organizations. In general, Human Rights can be understood as those that the individual has, simply because he is a human person, due to the importance of his existence, such as: the right to life, the family, food, education, work, freedom, sexual orientation and a healthy environment, and for that it is essential to deal with sustainability. Today's society needs to create mechanisms for global development based on respect for nature, universal human rights, and economic justice. Sustainability seen from a conformity between humanity and nature, related to the impact of economic activities on the environment and this relationship, the search for the quality of life of this generation, and of the future ones, in view of the environmental and sustainable rights of the youth. Thus, this work aims to understand the role of young people in this scenario, that is, to understand how Brazilian Public Policies, through the education of young people, can develop actions that promote the insertion of this group in environmental and sustainability problems. Where public policies for youth in Brazil are perceived, especially rural, it occurs discontinuously and insufficiently.

Author Biographies

Simone Cesario Soares, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Desenvolvimento Rural Sustentável, pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduada em Filosofia - habilitação (bacharelado e licenciatura) pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Licenciada em Arte, pelo Centro Universitário Claretiano. Pedagoga pelo Centro Universitário FACVEST. Especialista em Língua Espanhola, pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel, UNIPAN. Especialista em Gestão Escolar, pela Universidade da Cidade de São Paulo. Especialista em Arte Educação, pela UNIVALE - Faculdades Integradas do Vale do Ívai. Especialização em- A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno da PUC/RS. Trabalha com as disciplinas de Filosofia e Arte Ensino Fundamental e Médio na rede Estadual de Educação do Paraná, com vínculo efetivo.

Marli Renate von Borstel Roesler, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994), doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), pós-doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2012). Professora associada (nível C) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná no Curso de Graduação em Serviço Social - UNIOESTE/Toledo,Docente Permanente no Curso de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Rural Sustentável - UNIOESTE/Marechal Cândido Rondon, Pós-Graduação (Mestrado) em Serviço Social - Unioeste/Toledo e Docente Colaboradora no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ciências Ambientais - Unioeste/Toledo. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social no Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos do serviço social, políticas ambientais e formação em educação ambiental, saneamento básico, gestão ambiental, desenvolvimento sustentável e novos direitos. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Ambientais e Sustentabilidade - GEPPAS (UNIOESTE); Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Urbanização, Cidade e Meio Ambiente, UFPR - Linha de Pesquisa: Natureza, sociedade e mudanças globais: riscos, vulnerabilidades. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Sustentável - Linha: Sustentabilidade Rural. Ex-Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET, do Curso de Serviço Social da UNIOESTE, Área Temática: Meio Ambiente e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (2013-2019). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - Mestrado, Unioeste, Campus de Toledo - Gestão 2015-2017 e Gestão: 2019-2021.

Altevir Signor , Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Engenheiro de Pesca pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2000 - 2004). Mestre em Aquicultura pelo Programa de Pós-Graduação em Aquicultura de Organismos Aquáticos de Águas Continentais do Centro de Aquicultura da Unesp - CAUNESP - Campus de Jaboticabal/SP (2005 – 2007). Doutor em Zootecnia pelo Programa de Pós-graduação em Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP – Campus de Botucatu, área de concentração Nutrição e Produção Animal (2007 – 2009). Pós-Doutorado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste Financiado pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD CAPES (2009 - 2010). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Orientador e Docente dos Programas de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - PREP e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável - PPGDRS da Unioeste e Pesquisador do Instituto Água Viva e do Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura - GEMAq. Área de experiência: Aquicultura, Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, Tecnologia do Pescado e Inovações Socio-Tecnológicas e Ação Extensionista. Atuando nas seguintes áreas: Tecnologia e Industrialização do Pescado, Nutrição Fisiologia e Saúde, Reprodução e Desenvolvimento de organismos aquáticos, Avaliação de alimentos para organismos aquáticos, Qualidade de Água, Manejo Alimentar, Aquicultura Sustentável e Difusão de Tecnologias.

Published

2020-12-23

Issue

Section

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais