Políticas Públicas: juventude brasileira e o direito a sustentabilidade ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6492.2020.002.0003

Palavras-chave:

Meio ambiente, Políticas Públicas, Juventude, Educação

Resumo

A garantia dos direitos humanos de todos, é uma das preocupações das organizações mundiais. De uma forma geral os Direitos Humanos podem ser compreendidos como aqueles que o indivíduo possui, simplesmente tem por ser uma pessoa humana, pela importância de sua existência, como por exemplo: o direito à vida, à família, a alimentação, a educação, ao trabalho, a liberdade, a orientação sexual e meio ambiente sadio, e para isso é imprescindível tratarmos da sustentabilidade. A sociedade atual precisa criar mecanismos de desenvolvimento global baseado no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica. A sustentabilidade vista a partir de uma conformidade entre a humanidade e a natureza, relacionado ao impacto das atividades econômicas no meio ambiente e dessa relação, a busca pela qualidade de vida dessa geração, e das futuras, tendo em vista os direitos ambientais e sustentáveis da juventude. Assim este trabalho objetiva compreender o papel do jovem diante deste cenário, ou seja, compreender como as Políticas Públicas brasileiras, através da educação dos jovens podem desenvolver ações que promovam a inserção deste grupo nos problemas ambientais e de sustentabilidade. Onde se percebe as políticas públicas para a juventude no Brasil, principalmente a rural, ocorre de forma descontinua e insuficiente.

Biografia do Autor

Simone Cesario Soares, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Desenvolvimento Rural Sustentável, pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduada em Filosofia - habilitação (bacharelado e licenciatura) pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Licenciada em Arte, pelo Centro Universitário Claretiano. Pedagoga pelo Centro Universitário FACVEST. Especialista em Língua Espanhola, pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel, UNIPAN. Especialista em Gestão Escolar, pela Universidade da Cidade de São Paulo. Especialista em Arte Educação, pela UNIVALE - Faculdades Integradas do Vale do Ívai. Especialização em- A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno da PUC/RS. Trabalha com as disciplinas de Filosofia e Arte Ensino Fundamental e Médio na rede Estadual de Educação do Paraná, com vínculo efetivo.

Marli Renate von Borstel Roesler, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994), doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), pós-doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2012). Professora associada (nível C) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná no Curso de Graduação em Serviço Social - UNIOESTE/Toledo,Docente Permanente no Curso de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Rural Sustentável - UNIOESTE/Marechal Cândido Rondon, Pós-Graduação (Mestrado) em Serviço Social - Unioeste/Toledo e Docente Colaboradora no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ciências Ambientais - Unioeste/Toledo. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social no Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos do serviço social, políticas ambientais e formação em educação ambiental, saneamento básico, gestão ambiental, desenvolvimento sustentável e novos direitos. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Ambientais e Sustentabilidade - GEPPAS (UNIOESTE); Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Urbanização, Cidade e Meio Ambiente, UFPR - Linha de Pesquisa: Natureza, sociedade e mudanças globais: riscos, vulnerabilidades. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Sustentável - Linha: Sustentabilidade Rural. Ex-Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET, do Curso de Serviço Social da UNIOESTE, Área Temática: Meio Ambiente e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (2013-2019). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - Mestrado, Unioeste, Campus de Toledo - Gestão 2015-2017 e Gestão: 2019-2021.

Altevir Signor , Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Engenheiro de Pesca pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2000 - 2004). Mestre em Aquicultura pelo Programa de Pós-Graduação em Aquicultura de Organismos Aquáticos de Águas Continentais do Centro de Aquicultura da Unesp - CAUNESP - Campus de Jaboticabal/SP (2005 – 2007). Doutor em Zootecnia pelo Programa de Pós-graduação em Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP – Campus de Botucatu, área de concentração Nutrição e Produção Animal (2007 – 2009). Pós-Doutorado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste Financiado pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD CAPES (2009 - 2010). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Orientador e Docente dos Programas de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - PREP e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável - PPGDRS da Unioeste e Pesquisador do Instituto Água Viva e do Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura - GEMAq. Área de experiência: Aquicultura, Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, Tecnologia do Pescado e Inovações Socio-Tecnológicas e Ação Extensionista. Atuando nas seguintes áreas: Tecnologia e Industrialização do Pescado, Nutrição Fisiologia e Saúde, Reprodução e Desenvolvimento de organismos aquáticos, Avaliação de alimentos para organismos aquáticos, Qualidade de Água, Manejo Alimentar, Aquicultura Sustentável e Difusão de Tecnologias.

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Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais