Ações para o planejamento e desenvolvimento sustentável das cidades
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6492.2022.002.0005Palavras-chave:
Sustentabilidade, Planejamento urbano, Desenvolvimento sustentável, Educação ambiental, SaneamentoResumo
A crescente urbanização que ocorreu nas últimas décadas trouxe diversos desafios ao redor da sustentabilidade urbana. O aumento da poluição e a real ameaça do clima são grandes incentivos para a promoção da sustentabilidade nas cidades. A construção de cidades sustentáveis passa pelo planejamento urbano e pelo esforço de governantes locais nas esferas públicas competentes. O conceito de sustentabilidade urbana vem se popularizando através de importantes estudos e protocolos internacionais, com objetivo de as cidades superarem desafios de ordem ambiental, econômica e social para garantir qualidade de vida aos seus cidadãos e contribuir com a capacidade de desenvolvimento das gerações futuras. Para elaboração desse trabalho foi utilizado o método quali-quantitativo como metodologia de pesquisa, fazendo uso de diversas obras publicadas com grande influência na área. O saneamento demonstra ser um dos mecanismos fundamentais para atingir o objetivo do desenvolvimento sustentável, aliado também com a revitalização dos rios e córregos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Environmental Scientiae
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.