Brincadeiras: os benefícios do uso do brincar na educação infantil com crianças de 3 a 4 anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6646.2020.001.0002

Palavras-chave:

Brincar, Ensino-Aprendizagem, Educação infantil

Resumo

O ato de brincar é função fundamental para o desenvolvimento nos primeiros anos de vida. Nesse aspecto este estudo demonstra a importância do brincar no ensino-aprendizagem de crianças de 3 a 4 anos de idade, uma vez que o brincar possibilita um crescimento saudável à criança para que a mesma possa desenvolver todas as suas habilidades tornando-se um adulto bem resolvido e equilibrado psicologicamente, refletindo em seus aspectos físicos e emocionais. O ato de brincar ainda possibilita que a criança compreenda e absorva o verdadeiro sentido de compartilhar, evitando que se torne um adulto egoísta e possessivo, seja materialmente ou sentimentalmente. O brincar influência na autoestima, contribuindo também para formação de sua personalidade; pois toda brincadeira tem em si um significado que alcance e transmita seus objetivos. Desta forma, este trabalho se faz pertinente uma vez que se fundamenta na tese de que o brincar na educação infantil colabora para do desenvolvimento da criança. Buscou-se um levantamento bibliográfico, concernente a questão do brincar com o subsídio de diversas fontes, com consultas de obras respeitáveis e atualizadas.

Biografia do Autor

Izidorio Paz Fernandes Neto, Faculdade Guaraí

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Educacional Santa Catarina, Faculdade Guaraí (2015). Especialista em Administração e Inspeção Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2016).Mestrando do PPGE- Ensino da Universidade do Vale do Taquari- UNIVATES/RS. Professor da Rede Municipal de Ensino de Guaraí-Tocantins e Professor dos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas do Instituto Educacional Santa Catarina/IESC- FAG. Tem experiência na área de Educação, e possui como linha de pesquisa Educação, Diversidade, Formação de professores, Currículo e Avaliação. 

Downloads

Publicado

2020-07-23

Edição

Seção

Pedagogia (Educação Criança e Adolescente)