Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6646.2020.002.0003

Palabras clave:

Matemática, Jogos, Ensino

Resumen

Durante os estágios supervisionados realizados pelos alunos dos cursos de licenciatura, os futuros docentes acompanham aulas ministradas por professores da área e afins do ensino fundamental e médio da rede pública e/ou privada de ensino. Durante a realização do estágio supervisionado I com alunos do ensino fundamental II da escola CAIC de Iguatu/CE, identificou-se que os alunos apresentavam grandes dificuldades de compreensão dos conteúdos matemáticos aplicados pelos professores, sendo a maior parte relacionada as operações básicas da matemática. Diante disso surgiu a iniciativa de um projeto que visava fazer uma ‘revisão preparatória’ com alunos da série inicial do ensino fundamental II, 6ºano, com objetivo de diagnosticar e tentar amenizar as dificuldades enfrentadas pelos alunos. A partir da análise observatória do desenvolvimento da atividade construiu-se o presente trabalho.

Biografía del autor/a

Jocelia Silva Machado Rodrigues, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Possui graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2018). Mestrado em Química em andamento pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA, com área de concentração em Físico-Química/Inorgânica. Tem experiência docente atuando como monitora bolsista em projeto de inclusão da prefeitura municipal de Iguatu -CE. Também possui experiência docente atuando como bolsista no Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID. 

Aldimar Machado Rodrigues, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Aperfeiçoado em Educação Ambiental pela Faculdade Metropolitana de São Paulo - FAMESP. Pós Graduação em Ensino de Química pela Universidade Cândido Mendes/Instituto Prominas. Mestrado Acadêmico em Química em Andamento pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA, tendo como área de concentração Fisico-Química/Inorgânica. Atualmente é professor de Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA. Foi professor efetivo de Química do Estado do Maranhão entre 2016 e 2017, atuando no Ensino Médio. Desenvolve pesquisa na área de ciências naturais, sendo membro do grupo de pesquisa 'Interdisciplinar em Biologia e Ensino de Ciências' (IFPA) e do grupo de pesquisa 'Simulação e modelagem em materiais' (Unifesspa). 

Maria Virlene de Araujo Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Foi bolsista de iniciação a docência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - CAPES. Atuou como docente nas escolas: EEM Filgueiras Lima, EEF Francisco das Graças Alves Berto, EEF Elze Lima Verde e EEM Francisco Assis Vieira.

Publicado

2020-07-24

Número

Sección

Ensino de Ciências e Matemática