Physical-chemistry teaching: perspectives and difficulties elected by students at a public school of state school Maranhão

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6646.2020.002.0002

Keywords:

Learning, Physicochemical, Mathematics

Abstract

The difficulty that some high school students have in understanding the contents of Physical Chemistry is a subject that is much discussed. Faced with this, this work seeks to identify, through a field research with students, some difficulties of students in a high school with this discipline. The results show that part of the difficulty with Chemistry in the 2nd year is due to the consequences of a fragile mathematical basis, since students claim to encounter greater difficulties with mathematical operations inherent to the study of Chemistry. Thus, a possibility to improve students' learning in the 2nd year of high school chemistry is to strengthen their mathematical basis.

Author Biographies

Jocelia Silva Machado Rodrigues, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Possui graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2018). Mestrado em Química em andamento pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA, com área de concentração em Físico-Química/Inorgânica. Tem experiência docente atuando como monitora bolsista em projeto de inclusão da prefeitura municipal de Iguatu -CE. Também possui experiência docente atuando como bolsista no Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID. 

Maria Virlene de Araujo Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Foi bolsista de iniciação a docência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - CAPES. Atuou como docente nas escolas: EEM Filgueiras Lima, EEF Francisco das Graças Alves Berto, EEF Elze Lima Verde e EEM Francisco Assis Vieira.

Aldimar Machado Rodrigues, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Aperfeiçoado em Educação Ambiental pela Faculdade Metropolitana de São Paulo - FAMESP. Pós Graduação em Ensino de Química pela Universidade Cândido Mendes/Instituto Prominas. Mestrado Acadêmico em Química em Andamento pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA, tendo como área de concentração Fisico-Química/Inorgânica. Atualmente é professor de Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA. Foi professor efetivo de Química do Estado do Maranhão entre 2016 e 2017, atuando no Ensino Médio. Desenvolve pesquisa na área de ciências naturais, sendo membro do grupo de pesquisa 'Interdisciplinar em Biologia e Ensino de Ciências' (IFPA) e do grupo de pesquisa 'Simulação e modelagem em materiais' (Unifesspa). 

Published

2020-07-24