Ensino de físico-química: perspectivas e dificuldades elencadas por alunos de uma escola pública de ensino médio do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6646.2020.002.0002

Palavras-chave:

Aprendizagem, Físico-Química, Matemática

Resumo

A dificuldade que alguns estudantes do Ensino Médio apresentam em compreender os conteúdos de Físico-Química é um assunto muito discutido. Frente a isso, esse trabalho procura identificar, através de uma pesquisa de campo com estudantes, algumas dificuldades dos estudantes de uma escola de Ensino Médio com esta disciplina. Os resultados apontam que parte da dificuldade com a Química do 2º ano é decorrente das consequências de uma base matemática frágil, visto que os estudantes afirmam encontrar maiores dificuldades com operações matemáticas inerentes ao estudo da Química. Assim, uma possibilidade de melhorar a aprendizagem dos alunos frente à Química do 2º ano do Ensino Médio é fortalecer a base matemática dos mesmos.

Biografia do Autor

Jocelia Silva Machado Rodrigues, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Possui graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2018). Mestrado em Química em andamento pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA, com área de concentração em Físico-Química/Inorgânica. Tem experiência docente atuando como monitora bolsista em projeto de inclusão da prefeitura municipal de Iguatu -CE. Também possui experiência docente atuando como bolsista no Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID. 

Maria Virlene de Araujo Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Foi bolsista de iniciação a docência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - CAPES. Atuou como docente nas escolas: EEM Filgueiras Lima, EEF Francisco das Graças Alves Berto, EEF Elze Lima Verde e EEM Francisco Assis Vieira.

Aldimar Machado Rodrigues, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Aperfeiçoado em Educação Ambiental pela Faculdade Metropolitana de São Paulo - FAMESP. Pós Graduação em Ensino de Química pela Universidade Cândido Mendes/Instituto Prominas. Mestrado Acadêmico em Química em Andamento pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA, tendo como área de concentração Fisico-Química/Inorgânica. Atualmente é professor de Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA. Foi professor efetivo de Química do Estado do Maranhão entre 2016 e 2017, atuando no Ensino Médio. Desenvolve pesquisa na área de ciências naturais, sendo membro do grupo de pesquisa 'Interdisciplinar em Biologia e Ensino de Ciências' (IFPA) e do grupo de pesquisa 'Simulação e modelagem em materiais' (Unifesspa). 

Downloads

Publicado

2020-07-24

Edição

Seção

Avaliação da Aprendizagem