Do marketing tradicional ao marketing digital uma análise a partir dos programas de marketing digital online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2020.002.0001

Palavras-chave:

Marketing digital, MOT, utbound e Inbound Marketing

Resumo

Este artigo visou identificar semelhanças, diferenças e complementariedade entre o marketing tradicional e o digital, tendo como base de comparação a seleção de termos e conceitos usados  nos cursos de marketing digital oferecidos para o mercado. Foram analisados alguns conceitos como: o  Outbound e Inbound marketing, 'ZMOT' e outros ligados ao comportamento do consumidor,  as redes sociais e ao marketing de relacionamento. A metodologia bibliográfica utilizada foi exploratória, destacado pelas características de um determinado fenômeno que se pretendeu organizar. O estudo do Processo de Decisão de compra - PDC inclui entre os temas explorados o conceito de MOT (moments of truth ou momentos da verdade) e a necessidade de maior relacionamento com os consumidores que valorizam as experiências dos clientes

Biografia do Autor

Beatriz Monica Schuchmann, Centro Universitário Sumaré

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1983) e mestrado em Administração pela Universidade Paulista (2011). Dou aulas participativas, utilizando metodologia de design thinking, ou com ensino hibrido utilizando em conjunto com os materiais convencionais como livros e jornais, proporcionando um aprendizado único onde o discente não é apenas um expectador e o professor passa a ser um mediador do conhecimento. Trabalho hoje na faculdade Sumaré, dou curso de EAD na FGV on line ( Gestão de Vendas) e tenho trabalhado em consultorias incompany desenvolvendo equipes em inovação. Posso ministrar aulas em qualquer das área de administração ou gestão. Tenho dados aulas em: Marketing Marketing de eventos Marketing digital Pesquisa de mercado Estrategia Empresarial Gestão de pessoas. Gestão por competências Plano de Negócios Gestão de vendas Gestão de projetos (PMBOK) Gestão de Processos (ITIL) Planejamento em marketing Comunicação em marketing Projetos de comunicação e campanhas publicitárias Publicidade e propaganda. Orientando TCC entre outras. 

Agostinho Augusto Figueira, Universidade de Taubaté

Mestrado na UNITAU no curso de Engenharia Mecânica , Área de Concentração : Projetos, Formação em Comércio Exterior na Aduaneiras , MBA em Suplly Chain pela Universidade Nove de Julho , Logística Empresarial UNIBAN , atualmente atuo como Coordenador e docente de EAD na área de negócios da Anhembi Morumbi , e docente presencial no Centro Universitário Sumaré , atuei na UNIP de Campinas na Pós Graduação, já atuei na Anhanguera, Senac e Unib, Conhecimento avançado do Pacote Office e plataformas de e-learning (Moodle, Blackboard learn, e Canvas ) ; Expertise na carga rodoviária a mais de 20 anos . Atuação em operadores logísticos, com gestão e capacitação para novos negócios, visão para capacitação, motivação, planejamento, liderança e relacionamento interpessoal.

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Publicado

2020-07-20

Edição

Seção

Marketing e Estratégias Mercadológicas