Um estudo sobre alfabetização financeira com acadêmicos de administração em uma instituição de ensino superior no interior do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2020.001.0002

Palavras-chave:

Alfabetização financeira, Termômetro de alfabetização financeira, Estudantes de Administração, Icó-Ceará

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar qual o nível de alfabetização financeira dos acadêmicos do curso de administração da Faculdade Vale do Salgado no município de Icó, no Estado do Ceará, a partir do Termômetro de Alfabetização Financeira (POTRICH et al., 2016). Para tanto se fez necessário compreender o perfil sócio econômico dos discentes do curso de administração, bem como verificar se os discentes em sua vida cotidiana têm práticas de alfabetização financeira e distinguir quais os níveis de alfabetização financeira dos discentes, constituem-se como objetivos específicos. A pesquisa utilizou abordagem quantitativa de caráter exploratório e descritivo, onde foi realizado um estudo de caso na IES. Com aplicação do questionário: Termômetro de Alfabetização Financeira sendo os dados analisados através do software Statistical Package for the Social SciencesSPSS. Conclui-se, para que aconteça o bem estar financeiro é necessário compreender a importância da alfabetização financeira, que é um processo indispensável na formação social e intelectual. Com base no exposto, os acadêmicos apresentam um nível médio de conhecimento, porém, é imprescindível um desenvolvimento do conhecimento dentro da temática para ampliar e aperfeiçoar habilidades, sobretudo na administração das finanças pessoais, buscando planejamento para qualidade de vida e bem-estar financeiro.

Biografia do Autor

Romário Medeiros Cândido , Centro Universitário Vale do Salgado

Discente do curso de Administração da Faculdade Vale do Salgado (FVS) e de Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é gerente administrativo - Barbosa & Roseno Ltda. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Centro Universitário Vale do Salgado

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos (USC-PY). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na Linha de História e Educação Comparada (LHEC). Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). Tecnólogo em Gestão Comercial formado no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Kurios (FAK). Discente do Curso de Especialização em Arqueologia Social Inclusiva na Universidade Regional do Cariri (URCA) e em Licenciatura em Sociologia (Formação pedagógica) no Centro Universitário FAVENI. Professor do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Professor da Faculdade de Ciências Humanas de Sertão Central (FACHUSC). Editor-chefe da Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências-RIEC e Revista Encontros Científicos FVS. Autor do livro: Escritos de Gênero e Sexualidade: itinerários de pesquisa, publicado pela Editora Alexa Cultural (2019). Coordenador da Coleção: Teoria e Prática em Administração e Ciências Contábeis, junto a Editora Alexa Cultural. Participou como membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO) (2018-2020). Coordenador do Laboratório Interdisciplinar em Estudos Organizacionais e do Trabalho (LIEOT - UniVS). Atualmente desenvolve o seguinte Projeto Interinstitucional de Pesquisa (2018-2020): As representações das práticas sexuais na história antiga do Brasil e suas influências na educação: um estudo a partir dos registros rupestres do Parque Nacional Serra da Capivara-Piauí. Áreas de investigação: Sociologia (Interações Sociais a partir do quadro teórico de Erving Goffman). Antropologia e Arqueologia. Educação e Sexualidade. Processos Migratórios. Relações étnico-raciais e diversidade. Políticas Públicas em Educação na América Latina. E-mail: antoniel.historiacomparada@gmail.com

Otácio Pereira Gomes, Centro Universitário Vale do Salgado

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Economia Rural-PPGER da Universidade Federal do Ceará (UFC); Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA), tem experiência na área de economia, com ênfase em Economia Rural e Economia Regional e Urbana.

Maria Erilucia Cruz Macêdo, Centro Universitário Vale do Salgado

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Paraíso do Ceará (2009) Especialização em Docência do Ensino Superior (2011) Mestranda em Gestão de Negócios Turísticos (UECE - 2018) . Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, marketing pessoal. organização, tendência mundial, responsabilidade social, gestão estratégica, planejamento, micro empresa, contabilidade, tecnologia, informação e liderança. Consultora Autônoma de Empresas, com ênfase em Custos, Estratégia e Planejamento. Atua como Gestora de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação da Cidade de Juazeiro do Norte-Ce.

Ednael Macedo Felix, Universidade de Fortaleza

Mestre em Administração de Empresas pela Unifor, possui MBA em Organizações e Meio Ambiente pela ESAB, é Especialista em Gestão de Marketing e de Recursos Humanos pela FVS, Especialista em Ecologia pela URCA, e Bacharel em Administração pela FVS. Pesquisador em Energias renováveis pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico ? FUNCAP, pelo Programa de Inciação Cientifica Junior. Professor de graduação em Cursos de Administração, Ciências Contábeis, Recursos Humanos e Pedagogia, ministrando as disciplinas de Inovação, Marketing, Gestão das Operações de Produção, Jogos Empresariais, Técnicas de Negociação, Pesquisa Operacional, Estatística Aplicada, Matemática Financeira, Gestão Rural, Empreendedorismo, Comércio Exterior, entre outras. Professor de Pós-graduação, ministrando disciplinas na área de Marketing, Finanças, Gestão de Pessoas, e Auditoria Pública. Atualmente é professor formador de Técnicas Administrativas e Vendas, e Matemática do Ensino Fundamental II pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC no Programa EJA + Qualificação e MaisPaic.

Antonio Wilson dos Santos, Centro Universitário Vale do Salgado

Professor Wilson santos atua na área de administração, pesquisando especialmente sobre Industria 4.0 e Estratégia empresarial. Nos últimos anos vem se especializando no comportamento do Consumidor e Marketing Digital ( onde possui nove ( 9) Certificações ). É professor de Graduação e Pós-Graduação, autor do livro " Profissional Show" e organizador da coleção TEORIA E PRÁTICA EM ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS I INTERCÂMBIOS NORDESTINOS.

Downloads

Publicado

2020-04-28