Um estudo sobre alfabetização financeira com acadêmicos de administração em uma instituição de ensino superior no interior do Ceará

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2020.001.0002

Palabras clave:

Alfabetização financeira, Termômetro de alfabetização financeira, Estudantes de Administração, Icó-Ceará

Resumen

The objective of this study was to identify the level of financial literacy of the academic students of the administration course of the Faculdade Vale do Salgado, in the city of Icó, in the State of Ceará, from the Financial Literacy Thermometer (POTRICH et al., 2016). Therefore it was necessary to understand the socio-economic profile of the students of the course of administration, as well as to verify if the students in their daily life have financial literacy practices and to distinguish the levels of financial literacy of the students, constituting the specific objectives of this study. The research used an exploratory and descriptive quantitative approach, carrying out a case study in IES. With application of the questionnaire: Financial Literacy Thermometer, the data was being analyzed through the software Statistical Package for the Social Sciences - SPSS. In order for financial well-being to happen, it has been concluded that it is necessary to understand the importance of financial literacy, an indispensable process in social and intellectual formation. Based on what was presented, the students present an average level of knowledge, however, it is essential to develop knowledge within the theme to expand and improve skills, especially in the management of personal finances, seeking planning for quality of life and well-being financial.

Biografía del autor/a

Romário Medeiros Cândido , Centro Universitário Vale do Salgado

Discente do curso de Administração da Faculdade Vale do Salgado (FVS) e de Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é gerente administrativo - Barbosa & Roseno Ltda. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Centro Universitário Vale do Salgado

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos (USC-PY). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na Linha de História e Educação Comparada (LHEC). Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). Tecnólogo em Gestão Comercial formado no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Kurios (FAK). Discente do Curso de Especialização em Arqueologia Social Inclusiva na Universidade Regional do Cariri (URCA) e em Licenciatura em Sociologia (Formação pedagógica) no Centro Universitário FAVENI. Professor do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Professor da Faculdade de Ciências Humanas de Sertão Central (FACHUSC). Editor-chefe da Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências-RIEC e Revista Encontros Científicos FVS. Autor do livro: Escritos de Gênero e Sexualidade: itinerários de pesquisa, publicado pela Editora Alexa Cultural (2019). Coordenador da Coleção: Teoria e Prática em Administração e Ciências Contábeis, junto a Editora Alexa Cultural. Participou como membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO) (2018-2020). Coordenador do Laboratório Interdisciplinar em Estudos Organizacionais e do Trabalho (LIEOT - UniVS). Atualmente desenvolve o seguinte Projeto Interinstitucional de Pesquisa (2018-2020): As representações das práticas sexuais na história antiga do Brasil e suas influências na educação: um estudo a partir dos registros rupestres do Parque Nacional Serra da Capivara-Piauí. Áreas de investigação: Sociologia (Interações Sociais a partir do quadro teórico de Erving Goffman). Antropologia e Arqueologia. Educação e Sexualidade. Processos Migratórios. Relações étnico-raciais e diversidade. Políticas Públicas em Educação na América Latina. E-mail: antoniel.historiacomparada@gmail.com

Otácio Pereira Gomes, Centro Universitário Vale do Salgado

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Economia Rural-PPGER da Universidade Federal do Ceará (UFC); Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA), tem experiência na área de economia, com ênfase em Economia Rural e Economia Regional e Urbana.

Maria Erilucia Cruz Macêdo, Centro Universitário Vale do Salgado

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Paraíso do Ceará (2009) Especialização em Docência do Ensino Superior (2011) Mestranda em Gestão de Negócios Turísticos (UECE - 2018) . Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, marketing pessoal. organização, tendência mundial, responsabilidade social, gestão estratégica, planejamento, micro empresa, contabilidade, tecnologia, informação e liderança. Consultora Autônoma de Empresas, com ênfase em Custos, Estratégia e Planejamento. Atua como Gestora de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação da Cidade de Juazeiro do Norte-Ce.

Ednael Macedo Felix, Universidade de Fortaleza

Mestre em Administração de Empresas pela Unifor, possui MBA em Organizações e Meio Ambiente pela ESAB, é Especialista em Gestão de Marketing e de Recursos Humanos pela FVS, Especialista em Ecologia pela URCA, e Bacharel em Administração pela FVS. Pesquisador em Energias renováveis pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico ? FUNCAP, pelo Programa de Inciação Cientifica Junior. Professor de graduação em Cursos de Administração, Ciências Contábeis, Recursos Humanos e Pedagogia, ministrando as disciplinas de Inovação, Marketing, Gestão das Operações de Produção, Jogos Empresariais, Técnicas de Negociação, Pesquisa Operacional, Estatística Aplicada, Matemática Financeira, Gestão Rural, Empreendedorismo, Comércio Exterior, entre outras. Professor de Pós-graduação, ministrando disciplinas na área de Marketing, Finanças, Gestão de Pessoas, e Auditoria Pública. Atualmente é professor formador de Técnicas Administrativas e Vendas, e Matemática do Ensino Fundamental II pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC no Programa EJA + Qualificação e MaisPaic.

Antonio Wilson dos Santos, Centro Universitário Vale do Salgado

Professor Wilson santos atua na área de administração, pesquisando especialmente sobre Industria 4.0 e Estratégia empresarial. Nos últimos anos vem se especializando no comportamento do Consumidor e Marketing Digital ( onde possui nove ( 9) Certificações ). É professor de Graduação e Pós-Graduação, autor do livro " Profissional Show" e organizador da coleção TEORIA E PRÁTICA EM ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS I INTERCÂMBIOS NORDESTINOS.

Publicado

2020-04-28