Evolução da mulher no mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2019.001.0005Palavras-chave:
Feminino, Liderança, Trabalho, EmpoderamentoResumo
O trabalho vem abordar a conquista do espaço feminino nas lideranças das organizações. Des-ta forma, a análise realizada, através deste artigo, vem considerar o contexto histórico e cultu-ral do papel social da mulher, que repercute em construções sociais e contextos que ainda difi-cultam e geram barreiras para a ocupação de certos cargos e funções, bem como, a ascensão de carreira da mulher, no meio empresarial. Logo, este trabalho vem expor as principais barreiras que ainda se apresentam no mercado de trabalho, ao contingente feminino, especificamente, tornando-se necessária a discussão sobre desigualdade de gênero presente na sociedade, dan-do ênfase ao campo do trabalho. O mesmo estudo também tem como preocupação precípua, destacar e explanar sobre a evolução da mulher no meio social e a ascensão da mesma em suas possibilidades, novos campos de carreira e liderança. Em termos metodológicos, além do le-vantamento de autores pertinentes ao tema, este trabalho, a partir de pesquisa de campo no estudo de multicasos, se propõe a aplicar questionários com determinadas empresas da região do Cariri, que possuem liderança feminina, para que então, seja possível confirmar ou repensar hipóteses pertinentes à problemática pontuada neste artigo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.