O efeito do cashback na decisão de compra no e-commerce: um estudo com o público universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2023.005.0001

Palavras-chave:

Reembolso, Comércio eletrônico, Descritivo

Resumo

Com a crescente popularidade do comércio eletrônico e a familiaridade dos jovens com a tecnologia, o cashback vem sendo um fator influente na tomada de decisão de compra. Para tanto, o estudo teve como objetivo compreender a importância do cashback na escolha de compra dos universitários de uma instituição de ensino localizada no interior de Minas Gerais. A pesquisa teve cunho quantitativo descritivo, e a coleta de dados foi executada por meio de questionário online, aplicado em amostra não probabilística por acessibilidade. A análise foi conduzida utilizando o software estatístico Jamovi, na versão 1.6.23 estável. Além disso, foram consideradas apenas as respostas dos participantes que se identificaram como consumidores de comércio eletrônico e demonstraram conhecimento sobre o conceito de cashback. Foram coletadas respostas de 147 participantes na pesquisa, dos quais 71 (48,3%) relataram utilizar o cashback, enquanto 76 (51,7%) afirmaram não utilizar esse recurso. O grupo dos que utilizam o cashback foi analisado com o objetivo de compreender seus objetivos e motivações, enquanto o grupo dos que não utilizam o cashback foi investigado para compreender seu perfil, comportamento de compra e os motivos que os levam a não aderir a essa prática. Essas informações visam permitir o desenvolvimento de estratégias direcionadas a cada grupo, a fim de atingir seus respectivos interesses e melhorar as estratégias existentes. Por fim, o estudo se mostrou relevante para que as organizações possam analisar diversas informações no contexto do comércio eletrônico. Entre essas informações, destacam-se: a identificação das categorias de produtos mais populares nas compras online, quais são os fatores mais importantes levados em consideração pelos consumidores no momento da compra, avaliação da frequência de uso do cashback nas transações de e-commerce, compreender as porcentagens de cashback oferecidas pelas empresas, identificar os cartões de crédito mais utilizados nessa estratégia e explorar quais são os aspectos que desagradam os consumidores nessas estratégias. Dessa forma, o estudo contribui para o desenvolvimento de estratégias de mercado mais eficazes, visando aprimorar o desempenho competitivo no e-commerce.

Biografia do Autor

Lorrayne Pessi, Universidade Federal de Lavras

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA-2019/2023). Fui estagiária na empresa Via Permuta nos anos de 2019 e 2020. Membro da Diretoria de Marketing e Vendas na empresa UFLA Júnior Consultoria Administrativa no ano de 2019 e Pesquisadora de Iniciação Científica nos anos de 2019 e 2020, abordando o tema "A interferência dos ativos intangíveis no Spread das empresas de Capital Aberto do setor de alimento e bebidas". Fui membro do PET administração de abril de 2021 a setembro de 2022, atuando como desenvolvedora e coordenadora de projetos durante esse período. Atualmente, desde outubro de 2022, atuo como auxiliar financeiro na empresa Master Administração de empresas que presta serviço para grandes empresas como a Santa Efigênia e a STG Construtora.

Karoline Morais Silva, Universidade Federal de Lavras

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA - 2019/2023). Fui membro da equipe de Marketing e Vendas na UFLA Júnior Consultoria Administrativa nos anos de 2019 e 2020. Bolsista da Inbactec, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, atuando na área administrativa e de gerenciamento básico, no ano de 2022. Também 2022, fui estagiária na Food Tech Vida Veg, sendo responsável pelo atendimento e desenvolvimento da área de Food Service.
Em fevereiro de 2023, iniciei como assistente comercial na empresa SN Construtura e em maio, fui efetivada como Analista Comercial, atuando como Sales Development Representative.

André Caetano Pereira, Universidade Federal de Lavras

Trabalhei cerca de 2 anos integrado no Movimento Empresa Júnior; Diretor de Vendas e Gerente de Projetos (UFLA Jr. Consultoria Administrativa); 5 projetos de consultoria realizados para empresas de Lavras e região; Recenseador pelo IBGE no Censo 2022; Principais competências: Liderança, Negociação e Comunicação. 

Alexandre Costa Oliveira, Universidade Federal de Lavras

Graduando em Administração pela Universidade Federal de Lavras, associado ao Departamento de Administração e Economia. Fui bolsista de iniciação cientifica no Programa de Educação Tutorial (PET/UFLA), entre os anos de 2021 a 2023. Sendo coordenador de projetos e pesquisador na area da administração. Desde março de 2023, sou estagiário no banco Bradesco S.A, atuando no segmento Corporate.

Vitória Sousa Neves Penido, Universidade Federal de Lavras

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA - 2019/2023). Fui membro da INCUBACOOP- Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares em 2021, sendo responsável pelo marketing e, também, atuei como gestora. Em abril de 2023, iniciei meu estágio, na até de Custos e Orçamentos na empresa Grupo Ciclope, até o dia atual.

Giovanna Bertolin Stelmo da Silva, Universidade Federal de Lavras

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA - 2019/2023). Em 2023, iniciei meu estágio na empresa Atitude Empresarial. Possuo experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Desde 2015 participo de uma organização filantrópica chamada Filhas de Jó Internacional em que estou atuando ativamente em âmbito local (Barbacena) e estadual (Minas Gerais).

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Publicado

2024-01-24

Edição

Seção

Marketing e Estratégias Mercadológicas