O efeito do cashback na decisão de compra no e-commerce: um estudo com o público universitário
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2023.005.0001Palabras clave:
Reembolso, Comércio eletrônico, DescritivoResumen
Com a crescente popularidade do comércio eletrônico e a familiaridade dos jovens com a tecnologia, o cashback vem sendo um fator influente na tomada de decisão de compra. Para tanto, o estudo teve como objetivo compreender a importância do cashback na escolha de compra dos universitários de uma instituição de ensino localizada no interior de Minas Gerais. A pesquisa teve cunho quantitativo descritivo, e a coleta de dados foi executada por meio de questionário online, aplicado em amostra não probabilística por acessibilidade. A análise foi conduzida utilizando o software estatístico Jamovi, na versão 1.6.23 estável. Além disso, foram consideradas apenas as respostas dos participantes que se identificaram como consumidores de comércio eletrônico e demonstraram conhecimento sobre o conceito de cashback. Foram coletadas respostas de 147 participantes na pesquisa, dos quais 71 (48,3%) relataram utilizar o cashback, enquanto 76 (51,7%) afirmaram não utilizar esse recurso. O grupo dos que utilizam o cashback foi analisado com o objetivo de compreender seus objetivos e motivações, enquanto o grupo dos que não utilizam o cashback foi investigado para compreender seu perfil, comportamento de compra e os motivos que os levam a não aderir a essa prática. Essas informações visam permitir o desenvolvimento de estratégias direcionadas a cada grupo, a fim de atingir seus respectivos interesses e melhorar as estratégias existentes. Por fim, o estudo se mostrou relevante para que as organizações possam analisar diversas informações no contexto do comércio eletrônico. Entre essas informações, destacam-se: a identificação das categorias de produtos mais populares nas compras online, quais são os fatores mais importantes levados em consideração pelos consumidores no momento da compra, avaliação da frequência de uso do cashback nas transações de e-commerce, compreender as porcentagens de cashback oferecidas pelas empresas, identificar os cartões de crédito mais utilizados nessa estratégia e explorar quais são os aspectos que desagradam os consumidores nessas estratégias. Dessa forma, o estudo contribui para o desenvolvimento de estratégias de mercado mais eficazes, visando aprimorar o desempenho competitivo no e-commerce.
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