O plano diretor com estratégia para o desenvolvimento do turismo em pequenos municípios do Oeste Catarinense

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2020.002.0004

Palabras clave:

Plano Diretor, Desenvolvimento do turismo, Pequenos municípios, Oeste Catarinense

Resumen

Essa pesquisa averigua como o Plano Diretor pode atuar para o desenvolvimento do turismo em pequenos municípios. A análise investiga 117 municípios localizados no Oeste Catarinense, sendo estes 92 municípios com população de até 10 mil habitantes. Por meio da pesquisa documental investigamos os indicadores de desenvolvimentos sustentável municipal com ênfase nas dimensões sociocultural, econômica e ambiental.  A pesquisa demonstrou que 38 municípios com população inferior a 20 mil habitantes não possuem Planos Diretores ou quais quer outras leis que proporcionam criar diretrizes para o desenvolvimento do turismo, da mesma maneira demostra formas de integrar os Planos Diretores como instrumento de desenvolvimento do turismo local e regional.

Biografía del autor/a

Anderson Saccol Ferreira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutorando em administração, UNOESC (2020). Mestre em administração UNOESC (2019). Pós-graduado em nível de especialização (Lato Sensu) em Desenvolvimento Regional e Dinâmica Regionais, Arquitetura e Patrimônio, Direito Imobiliário, Arquitetura e Design de Interiores, Arquitetura e Paisagismo, Gastronomia e Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos e Docência no Ensino Superior, Gestão e Tutoria no EaD. Arquiteto e Urbanista pela Unoesc (2007). Atua como professor e pesquisador do curso de Arquitetura e Urbanismo. Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Xanxerê. Professor e coordenador técnico das pós-graduações de Planejamento Urbano, Sistemas Construtivo de Edificações e Arquitetura de Interiores. Coordenador da pós-graduação de Projeto e Execução de Edificações. Membro do comitê de avaliação e seleção de projetos de pesquisa da Unoesc Xanxerê. Membro do Núcleo Docente Estruturante NDE do curso de Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência na coordenação e elaboração de Planos Diretores de Desenvolvimento Territorial, em projeto de arquitetura de edificações comerciais e de interiores. Atua principalmente nos seguintes temas: planejamento, urbano, gestão territorial, planejamento urbano, arquitetura de interiores, patrimônio histórico urbanos. É cervejeiro caseiro artesanal desde 2014, possui certificação em água cervejeira e cervejas Ácidas. Sommelier de cerveja pelo ICB (2019).

Mateus Lorenzon, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui ensino-medio-segundo-graupelo colégio La Salle Xanxerê(2016). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo.

Publicado

2020-08-26