Um estudo sobre alfabetização financeira com acadêmicos de administração em uma instituição de ensino superior no interior do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2020.001.0002Palavras-chave:
Alfabetização financeira, Termômetro de alfabetização financeira, Estudantes de Administração, Icó-CearáResumo
O objetivo deste estudo foi identificar qual o nível de alfabetização financeira dos acadêmicos do curso de administração da Faculdade Vale do Salgado no município de Icó, no Estado do Ceará, a partir do Termômetro de Alfabetização Financeira (POTRICH et al., 2016). Para tanto se fez necessário compreender o perfil sócio econômico dos discentes do curso de administração, bem como verificar se os discentes em sua vida cotidiana têm práticas de alfabetização financeira e distinguir quais os níveis de alfabetização financeira dos discentes, constituem-se como objetivos específicos. A pesquisa utilizou abordagem quantitativa de caráter exploratório e descritivo, onde foi realizado um estudo de caso na IES. Com aplicação do questionário: Termômetro de Alfabetização Financeira sendo os dados analisados através do software Statistical Package for the Social Sciences – SPSS. Conclui-se, para que aconteça o bem estar financeiro é necessário compreender a importância da alfabetização financeira, que é um processo indispensável na formação social e intelectual. Com base no exposto, os acadêmicos apresentam um nível médio de conhecimento, porém, é imprescindível um desenvolvimento do conhecimento dentro da temática para ampliar e aperfeiçoar habilidades, sobretudo na administração das finanças pessoais, buscando planejamento para qualidade de vida e bem-estar financeiro.
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