As redes sociais como ferramenta de recrutamento e seleção

Autores

  • Andressa Cruz Pereira Silva Centro Universitário Doutor Leão Sampaio
  • Joyce da Silva Albuquerque Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2019.001.0002

Palavras-chave:

Redes Sociais, TIC’s, Recrutamento, Seleção

Resumo

O artigo tem como finalidade explorar o papel e as possibilidades do uso das redes sociais nos processos de recrutamento e seleção em organizações. Logo, este trabalho tem como objetivo geral, analisar se as empresas têm utilizado as redes sociais enquanto instrumento de recrutamento e seleção, ao apontar suas vantagens e dificuldades. Além de destacar as principais redes utilizadas pelas agências de recrutamento e seleção, suas metodologias de triagem, bem como as características avaliadas, pelos mesmos, ao escolherem, estrategicamente, entre os candidatos, o que melhor se adequa a vaga ofertada. Nesse sentido, através da produção deste trabalho, foi possível explanar sobre as vantagens destas ferramentas para o departamento de recursos humanos, e também, abordar sobre o marketing pessoal necessário aos eventuais candidatos dispostos no mercado de trabalho. Para atingir o objetivo geral deste artigo e avaliar a aplicabilidade das redes sociais no processo de recrutamento e seleção nas empresas da região do Cariri, o artigo traz uma pesquisa de campo para coleta e avaliação de dados seguindo os apontamentos discorridos no referencial teórico. 

Biografia do Autor

Andressa Cruz Pereira Silva, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio(2019). Tem experiência na área de Administração.

Joyce da Silva Albuquerque, Universidade de Fortaleza

Graduada em Administração de Empresas com Habilitação em Marketing, Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Mestra em Administração de Empresas com linha de pesquisa na área de Estratégia Empresarial. Atualmente é membro do NDE do curso administração, supervisora do eixo de pessoas e professora do curso de administração de empresas e RH da UNILEÃO. Atua ainda como consultora empresarial na área de captação de recursos internacionais. Foi professora do Instituto Federal do Piauí, no curso de Administração, onde recebeu a premiação de Honra ao Mérito pelos trabalhos desenvolvidos. Possui vasta experiência nas áreas de docência, gestão estratégica e recursos humanos. Desenvolveu diversos projetos como pesquisa de mercado, plano de negócios, planejamento e ações de marketing, treinamento voltado a área de recursos humanos, acompanhamento de projetos de cursos voltados à área educacional, planejamento e desenvolvimento de congressos e seminários. Possui diversos artigos na área de administração, publicados tanto em âmbito nacional quanto internacional.

Downloads

Publicado

2019-05-22