Utilização da facilitação neuromuscular proprioceptiva na lombalgia: revisão integrativa de literatura
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6484.2023.001.0003Palavras-chave:
Fisioterapia, lombalgia, Facilitação Neuromuscular ProprioceptivaResumo
A lombalgia é considerada uma doença recorrente, sendo que na maioria dos casos, a etiologia é desconhecida. Embora a dor na região lombar seja geralmente autolimitada, alguns desses indivíduos podem desenvolver dor crônica. A Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva - FNP é uma forma de tratamento que faz uso de estímulos que visam desencadear um potencial neuromuscular. Evidenciar eficácia da Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva em pacientes com lombalgia uma revisão integrativa de literatura, visando a importância e as vantagens desse recurso terapêutico. O estudo trata-se de uma revisão integrativa de literatura, para o levantamento dos artigos na literatura, realizou-se uma busca nas seguintes bases (Scielo, Pedro, PubMed, LILACS, BIREME). Na busca nas bases de dados foram encontrados 382 artigos, dos quais 4 foram selecionados por apresentarem os critérios de inclusão, conforme pode ser observado na tabela 1. Apesar de ser uma técnica muito utilizada na prática clínica, observa-se que poucos são os artigos com metodologia adequada. A Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva aponta-se como uma ferramenta na reabilitação com efeito positivo sobre a dor lombar, fortalecimento da musculatura abdominal e estabilizadora e flexibilidade de tronco.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Medicus

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.