Estratégias dos enfermeiros para captação da população masculina nos serviços de saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6484.2024.006.0005

Palabras clave:

Saúde dos homens, Acessibilidade, Política nacional, Promoção em saúde, Saúde masculina

Resumen

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem é voltada aos homens na faixa etária entre 25 a 59 anos, correspondente a 20% do total da população brasileira, parcela de extrema importância no cenário nacional. Apesar de a política ter sido instituída em 2009 e ser considerada um grande passo ao que diz respeito à saúde do homem, ainda não foram observadas mudanças significativas no Sistema Único de Saúde (SUS) relacionada a prevenção da saúde dos homens. Objetivos: Conhecer as estratégias utilizadas pelos enfermeiros para captação da população masculina nos serviços de saúde. Identificar os desafios vivenciados pelos enfermeiros da atenção primária na tentativa de criação de vínculo dos homens com a unidade. Evidenciar quais estratégias podem ser utilizadas para a captação da população masculina na atenção primária. Metodologia: O estudo possui abordagem direta, através da aplicação de um questionário 100% online para enfermeiros da região de Sorocaba, que atuem nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde Familiar e tenham contato direto com a saúde do homem. A busca por esses profissionais foi realizada pela divulgação do formulário por meio das mídias sociais, a coleta de dados ocorreu no período de 19 de setembro a 06 de outubro de 2023. O tamanho da amostra foi de 21 participantes. Resultados: O estudo foi realizado com 21 enfermeiros atuantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde Familiar (USF), a fim de entender a real adesão da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) nos serviços de saúde da região de Sorocaba e evidenciar as possíveis estratégias para a captação da população masculina nesses serviços. Conclusão: Os profissionais possuem conhecimento a respeito da PNAISH, no entanto relatam não a desenvolver em sua unidade de atuação, onde a saúde do homem só entra em foco durante o novembro Azul, mês voltado para a prevenção do câncer de próstata. Além disso, a ausência de ações voltadas para a população masculina, reflete negativamente no panorama da saúde do homem, uma vez que o modelo organizacional dos serviços desenvolve mais ações direcionadas para o público feminino.

Biografía del autor/a

Julia Vieira Rodrigues Terra, Universidade de Sorocaba

Discente de enfermagem da Universidade de Sorocaba

Nicole Nayara dos Santos Monteiro, Universidade de Sorocaba

Discente de enfermagem da Universidade de Sorocaba

Clayton Gonçalves de Almeida, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem - UNIP (Universidade Paulista), especialização em doação de órgãos e tecidos pela faculdade Albert Einstein, mestrado stricto sensu em ciências farmacêuticas ? UNISO (Universidade de Sorocaba), técnico em Banco de Olhos pela Associação Pan- Americana de Banco de Olhos - APABO. Atuação como enfermeiro da comissão intra Hospitalar de transplantes no Hospital Israelita Albert Einstein (NCAP), possui ampla atuação no processo de doação de órgãos no Brasil e em outros países, grande participação em projetos no Brasil, para capacitação de profissionais pelo Hospital Israelita Albert Einstein, atuação em comitê de ensino e pesquisa assim como também sendo revisor de revista cientifica. Atuação como gerente do Banco de Olhos de Sorocaba (desenvolvimento e execução de projetos), tendo grande experiência prática e gerencial em todo processo de doação, palestrante e instrutor prático nos cursos da APABO no Brasil e Internacional. Professor Universitário, com atuação no Núcleo Docente Estruturante (NDE).

Iara Micheline Pereira Correa, Universidade de Sorocaba

Sou graduada em enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (1998). Atualmente sou docente dos componentes relacionados a Atenção Primária em Saúde e Saúde Pública pala Universidade de Sorocaba. Mestre em Promoção da Saúde pela Universidade Adventista de São Paulo. Área de atuação Saúde Pública. 

Irineu Cesar Panzeri Contini, Universidade de Sorocaba

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (2002). ENFERMEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO HOSPITAL METROPOLITANO S/A (2004 - 2005). ENFERMEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO HOSPITAL SAMARITANO DE SOROCABA (2008 - 2014). PROFESSOR E RESPONSÁVEL TÉCNICO DE ENFERMAGEM COLÉGIO TABLEAU SOROCABA ME (2007 - 2010). PÓS-GRADUADO EM AUDITORIA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE PELA UNICID (2010). PÓS-GRADUADO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO FACINTER/UNINTER (2012). PROFESSOR E COORDENADOR DE ENFERMAGEM DA ESCOLA POLITECNICA DE ENFERMAGEM ANNA NERY (2011-2012). PROFESSOR ASSISTENTE / UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO DOM AGUIRRE - UNISO (2013 - atualmente) MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA (2014 - 2015) ENFERMEIRO AUDITOR DA ASSOCIAÇÃO POLICIAL DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE APAS - SAÚDE SOROCABA (2015) COORDENADOR DO CURSO DE ENFERMAGEM - UNISO MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA - GECE GRUPO DE ESTUDOS CIENTIFICOS EM ENFERMAGEM PROFESSOR ASSISTENTE ANHANGUERA EDUCACIONAL - 2022 - atualmente) DOUTORANDO EM PROCESSOS TECNOLOGICOS E AMBIENTAISI - UNISO - 2022 - 2024

Publicado

2024-01-27