Consultório na rua em Sorocaba-Sp: uma estratégia essencial para a promoção da saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6484.2024.006.0004

Palabras clave:

Consultório na rua, Enfermagem, Pessoas em situação de rua

Resumen

O Consultório na Rua é uma iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS) que faz parte da Política Nacional da Atenção Básica (PNAB) e atua de maneira dinâmica em diferentes cenários urbanos. Essa estratégia busca ativamente as pessoas em situação de rua para oferecer uma assistência integral com base em suas necessidades de saúde, sem preconceitos ou julgamentos. Embora a PNAB tenha o objetivo de assegurar acesso à saúde, o cuidado humanizado e integral, considerando suas especificidades, nem sempre é garantido, por se tratar de um cenário e uma população mais complexa. Objetivo: compreender a importância da retomada do consultório na rua no município de Sorocaba/SP. Metodologia: trata-se de uma revisão de escopo. As bases de dados utilizadas foram: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Foram obtidos 18 artigos pelos critérios estabelecidos. Resultado: Foi realizado uma revisão de dezoito artigos que abordam o Consultório na Rua, destacando sua importância na promoção da saúde da população em situação de rua. Os artigos analisaram diversos aspectos, incluindo o funcionamento do serviço, o acesso dos indivíduos à atenção primária, as experiências dos profissionais envolvidos e a implementação do programa em diferentes municípios. Este resumo destaca a relevância do Consultório na Rua e os desafios e oportunidades relacionados a esse serviço na saúde pública. Conclusão: O estudo abordou a importância da retomada do consultório na rua em Sorocaba/SP para a promoção da saúde e redução de vulnerabilidades entre pessoas em situação de rua. Destacou-se a necessidade de equipes de consultório na rua para uma atenção integral no SUS, embora desafios como falta de estrutura, profissionais e recursos financeiros tenham sido identificados. Enfermeiros desempenham um papel fundamental na prestação de assistência, incluindo atividades assistenciais, gerenciais e educativas, visando à promoção da saúde e criação de vínculos com essa população.

Biografía del autor/a

Amanda Cardozo Melo, Universidade de Sorocaba

Enfermeira formada pela Universidade de Sorocaba (UNISO) em 2023. Possuo experiência prévia como estagiária de Enfermagem, onde contribuí para o setor de SCIH e Clínica Médica. Tenho planos sólidos de direcionar minha carreira para a oncologia e colaborar com a área acadêmica e clinica.

Lívia Ribeiro Gomes, Universidade de Sorocaba

  Graduanda do curso de Enfermagem, Universidade de Sorocaba – Uniso

Clayton Gonçalves de Almeida, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem - UNIP (Universidade Paulista), especialização em doação de órgãos e tecidos pela faculdade Albert Einstein, mestrado stricto sensu em ciências farmacêuticas ? UNISO (Universidade de Sorocaba), técnico em Banco de Olhos pela Associação Pan- Americana de Banco de Olhos - APABO. Atuação como enfermeiro da comissão intra Hospitalar de transplantes no Hospital Israelita Albert Einstein (NCAP), possui ampla atuação no processo de doação de órgãos no Brasil e em outros países, grande participação em projetos no Brasil, para capacitação de profissionais pelo Hospital Israelita Albert Einstein, atuação em comitê de ensino e pesquisa assim como também sendo revisor de revista cientifica. Atuação como gerente do Banco de Olhos de Sorocaba (desenvolvimento e execução de projetos), tendo grande experiência prática e gerencial em todo processo de doação, palestrante e instrutor prático nos cursos da APABO no Brasil e Internacional. Professor Universitário, com atuação no Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Iara Micheline Pereira Correa, Universidade de Sorocaba

Sou graduada em enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (1998). Atualmente sou docente dos componentes relacionados a Atenção Primária em Saúde e Saúde Pública pala Universidade de Sorocaba. Mestre em Promoção da Saúde pela Universidade Adventista de São Paulo. Área de atuação Saúde Pública.

Publicado

2024-01-27