The role of the nurse in breastfeeding: a scope review study

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6484.2022.002.0004

Keywords:

Breastfeeding, Nursing, Health education

Abstract

Breastfeeding consists in a fundamental value to growth and development suitable for the child, the nurse is considered a recommended professional to accomplish the conduct related to breastfeeding, for it has an important role in the performance of interventions in individualized care. This study aims to recognize how the nurse can influence and contribute to the promotion of exclusive breastfeeding. This study is a scoping review in which the selected articles were found in the search tool Virtual Health Library (VHL), through the scientific database BDENF. As a result, the promotion of autonomy, health education actions, support networks, bond strengthening, prenatal consultations, guidance, encouragement of family support, and counseling were evidenced as strategies and actions used by nurses to encourage breastfeeding. Therefore, it is concluded that nurses play a relevant role in exclusive breastfeeding, with interventions that transcend the biological and technical dimensions.

Author Biographies

Clayton Gonçalves de Almeida, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem - UNIP (Universidade Paulista), especialização em doação de órgãos e tecidos pela faculdade Albert Einstein, mestrado stricto sensu em ciências farmacêuticas ? UNISO (Universidade de Sorocaba), técnico em Banco de Olhos pela Associação Pan- Americana de Banco de Olhos - APABO. Atuação como enfermeiro da comissão intra Hospitalar de transplantes no Hospital Israelita Albert Einstein (NCAP), possui ampla atuação no processo de doação de órgãos no Brasil e em outros países, grande participação em projetos no Brasil, para capacitação de profissionais pelo Hospital Israelita Albert Einstein, atuação em comitê de ensino e pesquisa assim como também sendo revisor de revista cientifica. Atuação como gerente do Banco de Olhos de Sorocaba (desenvolvimento e execução de projetos), tendo grande experiência prática e gerencial em todo processo de doação, palestrante e instrutor prático nos cursos da APABO no Brasil e Internacional. Professor Universitário, com atuação no Núcleo Docente Estruturante (NDE).

Sheilla Siedler Tavares, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem Bacharel e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Especialista em Reabilitação Física, Captação, Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos e em UTI pediátrica. Atuou como docente e na coordenação compartilhada na Universidade Paulista, Atualmente docente na Universidade de Sorocaba nas disciplinas de Saúde da Criança e do Adolescente e Farmacologia Aplicada em Enfermagem e outras.. Atuou na área hospitalar nas Unidades de pediatria, UTI pediátrica, oncologia pediátrica, comissão intra hospitalar de doação de órgãos e tecidos e na auditoria. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria e UTI pediátrica, oncologia pediátrica, UTI adulto, PS adulto, Clínica Médica e na comissão de processo de doação de órgãos e tecidos. Mestre em Ciências Farmacêuticas, na linha de pesquisa Uso racional de medicamentos pela população, com a pesquisa sobre reação adversa a medicamentos em pediatria, na UNISO. Atualmente, doutoranda na UNIFESP em Enfermagem Pediátrica, na linha de pesquisa de Fundamentos e Práticas de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente. Pertence ao Grupo de Pesquisa SEGTEC, voltado à segurança do paciente, cuidados intensivos e terapia intravenosa na EPE (UNIFESP) e ao Grupo de Estudos Científicos em Enfermagem (GECE) na UNISO, neste momento como líder do (GECE). Membro da Sociedade Brasileira dos Enfermeiros Pediatras (SOBEP) e da Rede Brasileira dos Enfermeiros em Segurança do Paciente (REBRAENSP), atualmente desenvolvendo a coordenação compartilhada do Núcleo Sorocaba na Rede.

Irineu César Panzeri Contini, Universidade de Sorocaba

Graduação em enfermagem pela universidade nove de julho (2002). Enfermeiro de educação continuada do Hospital Metropolitano S/A (2004 - 2005). Enfermeiro de educação continuada do Hospital Samaritano de Sorocaba (2008 - 2014). Professor e responsável técnico de enfermagem Colégio Tableau Sorocaba ME(2007 - 2010). Pós-graduado em auditoria nos serviços de saúde pela UNICID (2010). Pós-graduado em enfermagem do trabalho FACINTER/UNINTER (2012). Professor e coordenador de enfermagem da escola Politecnica de enfermagem Anna Nery (2011-2012). Professor assistente / Universitário da Universidade Paulista - UNIP (2011 - 2013). Professor assistente / universitário fundação dom aguirre - uniso (2013). Mestre em comunicação e cultura da Universidade de Sorocaba (2014 - 2015) enfermeiro auditor da Associação Policial de Assistência a Saúde APAS - Saúde Sorocaba (2015) coordenador do curso de enfermagem - UNISO membro do grupo de pesquisa - GECE Grupo de Estudos Cientificos em Enfermagem.

Helena Ferreira Solla Costa, Universidade de Sorocaba

Professora universitária e enfermeira assistencial. Possui mestrado em Educação nas Profissões da Saúde, ampla experiência profissional em Saúde Coletiva e interesse em explorar a Espiritualidade na Atenção à Saúde. 

Published

2022-10-14