Consultório na rua em Sorocaba-Sp: uma estratégia essencial para a promoção da saúde
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6484.2024.006.0004Palavras-chave:
Consultório na rua, Enfermagem, Pessoas em situação de ruaResumo
O Consultório na Rua é uma iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS) que faz parte da Política Nacional da Atenção Básica (PNAB) e atua de maneira dinâmica em diferentes cenários urbanos. Essa estratégia busca ativamente as pessoas em situação de rua para oferecer uma assistência integral com base em suas necessidades de saúde, sem preconceitos ou julgamentos. Embora a PNAB tenha o objetivo de assegurar acesso à saúde, o cuidado humanizado e integral, considerando suas especificidades, nem sempre é garantido, por se tratar de um cenário e uma população mais complexa. Objetivo: compreender a importância da retomada do consultório na rua no município de Sorocaba/SP. Metodologia: trata-se de uma revisão de escopo. As bases de dados utilizadas foram: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Foram obtidos 18 artigos pelos critérios estabelecidos. Resultado: Foi realizado uma revisão de dezoito artigos que abordam o Consultório na Rua, destacando sua importância na promoção da saúde da população em situação de rua. Os artigos analisaram diversos aspectos, incluindo o funcionamento do serviço, o acesso dos indivíduos à atenção primária, as experiências dos profissionais envolvidos e a implementação do programa em diferentes municípios. Este resumo destaca a relevância do Consultório na Rua e os desafios e oportunidades relacionados a esse serviço na saúde pública. Conclusão: O estudo abordou a importância da retomada do consultório na rua em Sorocaba/SP para a promoção da saúde e redução de vulnerabilidades entre pessoas em situação de rua. Destacou-se a necessidade de equipes de consultório na rua para uma atenção integral no SUS, embora desafios como falta de estrutura, profissionais e recursos financeiros tenham sido identificados. Enfermeiros desempenham um papel fundamental na prestação de assistência, incluindo atividades assistenciais, gerenciais e educativas, visando à promoção da saúde e criação de vínculos com essa população.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Medicus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.