Visão geral e contraponto entre a intervenção cirúrgica e a conservadora no trauma hepático
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6484.2023.002.0001%20Palavras-chave:
Ferimentos e lesões, Fígado, Tratamento Conservador, Cirurgia Geral, Traumatismo múltiploResumo
O trauma hepático é fruto da transferência da energia ambiental para o órgão em intensidade maior do que ele suporta, resultando em danos decorrentes de trauma contundente ou penetrante com classificação que vai de leve a grave, sendo apresentada desde uma pequena ruptura capsular até danos extensos em ambos os lóbulos, com lesão associada à irrigação sanguínea do órgão. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar o panorama geral acerca da anatomia do fígado e o trauma nesse órgão, abordando o dilema entre a intervenção cirúrgica e a conservadora. Trata-se de um trabalho qualitativo, exploratório e bibliográfico integrativo. A busca foi executada nos repositórios: Pubmed, Bireme, Lilacs, Scielo e Google Acadêmico, utilizando os Descritores em Ciências da Saúde: Wounds and injuries “and” Liver “and” Conservative Treatment “or” General Surgery. Desse modo, foram pré-selecionados 160 artigos e, ao fim de todo o processo de inclusão e exclusão, restaram 39 trabalhos que cumpriam todos os requisitos. A anatomia hepática é bastante conhecida, sendo necessário ao médico saber também das variações mais frequentes, para o manejo correto de alguns pacientes. O tratamento cirúrgico foi a prática mais utilizada por muito tempo e, nos últimos anos, tem dado espaço para a prática conservadora. Vários aspectos influenciam na escolha da terapêutica, como o estado hemodinâmico do paciente e a capacidade do serviço para suprir as necessidades que porventura se manifestem. A anatomia do fígado é bastante conhecida e por si só apresenta dificuldades no processo operatório. Há algumas divergências na literatura no que diz respeito ao manejo do trauma hepático. O seguimento desses pacientes não é regido por protocolo padrão, sendo a experiência do médico cirurgião fator importante para a escolha da terapêutica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Medicus

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.