Assistência de enfermagem às gestantes usuárias de drogas durante o pré-natal: uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6484.2023.002.0002%20Palavras-chave:
Abuso de drogas, gestantes, pré-natal enfermagemResumo
Identificar a assistência de enfermagem às gestantes usuárias de drogas durante o pré-natal. Estudo de revisão de escopo que teve como propósito a reunião de conhecimentos acerca do tema por meio do levantamento bibliográfico em bases de dados científicas BVS, PUBMED e SCIELO, no período de publicação de 2018 a 2023, utilizando os descritores abuso de drogas, gestante, pré-natal e enfermagem. Foram utilizados 14 estudos para essa pesquisa seguindo o critério de inclusão e exclusão, os estudos indicaram as possíveis intervenções de enfermagem no cuidado de pré-natal de gestantes usuárias de drogas.O enfermeiro é responsável por inúmeras intervenções durante o pré-natal, incluindo detecção precoce do uso de drogas e orientações acerca das consequências para mãe e feto. O estudo mostra que atualmente, o pré-natal pode ser considerado insatisfatório para atender esse público, sendo necessário a qualificação dos profissionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Medicus

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.