Conhecimento do enfermeiro na interpretação de gasometria arterial em unidade de terapia intensiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6484.2023.001.0004

Palavras-chave:

Assistência ao paciente, UTI, Gasometria Arterial

Resumo

A prática assistencial do enfermeiro em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ao paciente crítico proporciona uma qualidade na assistência primordial. Nesse contexto estrutural existe o acolhimento ao enfermo na UTI, que é caracterizado através de um perfil normalmente de idade avançada, associado a comorbidades, com diversas alterações, entre elas, alterações gasométricas. Diante disso, encontra-se a gasometria arterial (GA). Com isso, o enfermeiro é responsável pela execução desse processo, pois se entende como profissional dotado de técnico-científico para a execução do cuidado específico. Conhecer a atuação do enfermeiro na interpretação dos valores gasométricos após a coleta de gasometria arterial em paciente crítico em Unidade de Terapia Intensiva. Trata- se de uma pesquisa de campo com caráter descritivo, analítico, qualitativo. A coleta foi realizada através de um formulário eletrônico Google Forms de autoria própria. Previamente disponibilizado o TCLE e um link que levaram aos enfermeiros a este formulário. A assistência na interpretação da gasometria ainda é ineficaz frente o olhar do enfermeiro, nesse sentido, a partir da coleta de dados, o desenvolvimento da pesquisa, espera-se trazer para os profissionais maior embasamento científico, o que irá proporcionar aos pacientes benefícios em relação à interpretação da gasometria arterial e tratamento adequado ao enfermo.  Portanto, se faz necessário um profissional dotado de conhecimento científico, para ampliação do cuidado ao paciente. Nota-se que a lacuna existente é a dificuldade desde o início do processo na preparação do paciente, até a execução final na interpretação do resultado, orienta-se ao enfermeiro a atualização contínua no desenvolvimento de reciclagem do conteúdo de embasamento científico.

 

Biografia do Autor

Rafael Henrique Lopes, UNIVERSIDADE DE SOROCABA

Possui ensino médio segundo grau pela E.E Antonio Padilha(2015). Atualmente é Estágio Enfermagem do Grupo NotreDame Intermédica. Tem experiência na área de Enfermagem.

Clayton Gonçalves Almeida, UNIVERSIDADE DE SOROCABA

Possui graduação em Enfermagem - UNIP (Universidade Paulista), especialização em doação de órgãos e tecidos pela faculdade Albert Einstein, mestrado stricto sensu em ciências farmacêuticas ? UNISO (Universidade de Sorocaba), técnico em Banco de Olhos pela Associação Pan- Americana de Banco de Olhos - APABO. Atuação como enfermeiro da comissão intra Hospitalar de transplantes no Hospital Israelita Albert Einstein (NCAP), possui ampla atuação no processo de doação de órgãos no Brasil e em outros países, grande participação em projetos no Brasil, para capacitação de profissionais pelo Hospital Israelita Albert Einstein, atuação em comitê de ensino e pesquisa assim como também sendo revisor de revista cientifica. Atuação como gerente do Banco de Olhos de Sorocaba (desenvolvimento e execução de projetos), tendo grande experiência prática e gerencial em todo processo de doação, palestrante e instrutor prático nos cursos da APABO no Brasil e Internacional. Professor Universitário, com atuação no Núcleo Docente Estruturante (NDE).

Leandro Aparecido Souza, UNIVERSIDADE DE SOROCABA

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Paulista Sorocaba (2006) .Pós Graduado em Docência e Pesquisa na Área da Saúde. Pós Graduado em Unidade de Terapia Intensiva. Pós Graduado em Enfermagem do Trabalho. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba. Atualmente é Enfermeiro Assistencial no Hospital Unimed Sorocaba. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Sorocaba nas áreas da Enfermagem na Saúde do Adulto e Paciente Crítico. Membro do Grupo de Estudos Científicos em Enfermagem da Universidade de Sorocaba. Faz parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso da Enfermagem. Tem experiência na área, com ênfase em UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA e EMERGÊNCIA.

Sheilla Siedler Tavares, UNIVERSIDADE DE SOROCABA

Possui graduação em Enfermagem Bacharel e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Campus Sorocaba (1999). Especialista em Reabilitação Física, Captação, Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos e em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Atuou como docente e na coordenação compartilhada na Universidade Paulista. Atualmente docente na Universidade de Sorocaba nas disciplinas de Neonatologia, Saúde da Criança e do Adolescente, Farmacologia Aplicada em Enfermagem, Pesquisa: Trabalho de Conclusão de Curso, Segurança do Paciente, Enfermagem Baseada em Evidênicas, Nutrição Aplicada à Enfermagem e eventualmente em Primeiros Socorros tanto no ambiente presencial quanto no ambiente virtual. Na docência atuo também nos estágios de Saúde da Criança e Adolescente 1 e 2, abrangendo Unidade Básica de Saúde e Hospital. Atuo em Pós Graduação na mesma universidade (UNISO) nos cursos da saúde sendo no formato híbrido. Tenho experiência em orietanções de pesquisas e Trabalhos de Conclusção de Curso tanto na graduação quanto pós graduação. Atuou na área hospitalar nas Unidades de internação de pediatria, UTI pediátrica, Pronto Socorro Infantil, oncologia pediátrica, comissão intra hospitalar de doação de órgãos e tecidos e na auditoria. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria e UTI pediátrica, oncologia pediátrica. Mestre em Ciências Farmacêuticas, na linha de pesquisa Uso racional de medicamentos pela população, com a pesquisa sobre reação adversa a medicamentos em pediatria, na UNISO. Doutora em Ciências (2022/1) pela UNIFESP, no Departamento de Enfermagem Pediátrcia, na linha de pesquisa Fundamentos, Métodos, Processos e Tecnologia em Enfermagem e Saúde, com a pesquisa voltada ao paciente crítico pediátrico. Pertence ao Grupo de pesquisas de enfermagem em segurança do paciente, cuidados intensivos pediátricos e terapia intravenosa e medicamentosa em pediatria (SEGTEC) - SEGURANÇA, TECNOLOGIA e CUIDADO e ao Grupo de Estudos Científicos em Enfermagem (GECE) na UNISO, sendo líder atualmente do GECE. Membro da Sociedade Brasileira dos Enfermeiros Pediatras (SOBEP) e da Rede Brasileira dos Enfermeiros em Segurança do Paciente (REBRAENSP), atualmente desenvolvendo a coordenação compartilhada do Núcleo Sorocaba na Rede. 

Irineu Cesar Contini, UNIVERSIDADE DE SOROCABA

Graduação em enfermagem pela universidade nove de julho (2002). Enfermeiro de educação continuada do hospital metropolitano s/a (2004 - 2005). Enfermeiro de educação continuada do hospital samaritano de sorocaba (2008 - 2014). Professor e responsável técnico de enfermagem colégio tableau sorocaba me (2007 - 2010). Pós-graduado em auditoria nos serviços de saúde pela unicid (2010). Pós-graduado em enfermagem do trabalho facinter/uninter (2012). Professor e coordenador de enfermagem da escola politecnica de enfermagem anna nery (2011-2012). Professor assistente / universitário fundação dom aguirre - uniso (2013 - atualmente) mestrado em comunicação e cultura da universidade de sorocaba (2014 - 2015) enfermeiro auditor da associação policial de assistência a saúde apas - saúde sorocaba (2015) coordenador do curso de enfermagem - uniso membro do grupo de pesquisa - gece grupo de estudos cientificos em enfermagem professor assistente anhanguera educacional - 2022 - atualmente) doutorando em processos tecnologicos e ambientaisi - uniso - 2022 - 2024

Publicado

2023-08-14