Conhecimento do enfermeiro na interpretação de gasometria arterial em unidade de terapia intensiva
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6484.2023.001.0004Palavras-chave:
Assistência ao paciente, UTI, Gasometria ArterialResumo
A prática assistencial do enfermeiro em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ao paciente crítico proporciona uma qualidade na assistência primordial. Nesse contexto estrutural existe o acolhimento ao enfermo na UTI, que é caracterizado através de um perfil normalmente de idade avançada, associado a comorbidades, com diversas alterações, entre elas, alterações gasométricas. Diante disso, encontra-se a gasometria arterial (GA). Com isso, o enfermeiro é responsável pela execução desse processo, pois se entende como profissional dotado de técnico-científico para a execução do cuidado específico. Conhecer a atuação do enfermeiro na interpretação dos valores gasométricos após a coleta de gasometria arterial em paciente crítico em Unidade de Terapia Intensiva. Trata- se de uma pesquisa de campo com caráter descritivo, analítico, qualitativo. A coleta foi realizada através de um formulário eletrônico Google Forms de autoria própria. Previamente disponibilizado o TCLE e um link que levaram aos enfermeiros a este formulário. A assistência na interpretação da gasometria ainda é ineficaz frente o olhar do enfermeiro, nesse sentido, a partir da coleta de dados, o desenvolvimento da pesquisa, espera-se trazer para os profissionais maior embasamento científico, o que irá proporcionar aos pacientes benefícios em relação à interpretação da gasometria arterial e tratamento adequado ao enfermo. Portanto, se faz necessário um profissional dotado de conhecimento científico, para ampliação do cuidado ao paciente. Nota-se que a lacuna existente é a dificuldade desde o início do processo na preparação do paciente, até a execução final na interpretação do resultado, orienta-se ao enfermeiro a atualização contínua no desenvolvimento de reciclagem do conteúdo de embasamento científico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Medicus

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.