O enfermeiro no aleitamento materno: um estudo de revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6484.2022.002.0004Palavras-chave:
Aleitamento materno, Enfermagem, Educação em saúdeResumo
O aleitamento materno consiste num valor fundamental para o crescimento e o desenvolvimento adequados da criança, sendo o enfermeiro considerado um profissional recomendado para realizar a conduta de orientação relacionado à amamentação, pois tem um papel importante no desempenho de intervenções na assistência individualizada. Este estudo tem como objetivo de reconhecer como o enfermeiro pode influenciar e contribuir na promoção do aleitamento materno exclusivo. Trata-se de um estudo de revisão de escopo onde os artigos presentes foram selecionados pela ferramenta de pesquisa Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), através de base de dados científica BDENF. Como resultados evidenciaram-se como estratégias e ações utilizadas pelo enfermeiro no incentivo ao aleitamento materno a promoção da autonomia, ações de educação em saúde, rede de apoio, fortalecimento do vínculo, consultas de pré-natal, orientações, incentivo do apoio familiar e aconselhamento. Desta maneira conclui-se que enfermeiros exercem papel relevante no aleitamento materno exclusivo, com intervenções que transcendem a dimensão biológica e tecnicista.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Medicus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.