O papel do enfermeiro no processo de doação de órgãos e tecidos: revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6484.2022.002.0002

Palavras-chave:

Papel do enfermeiro, Processo de doação de órgãos e tecidos, Potencial doador

Resumo

A doação de órgãos e tecidos no Brasil está no ranking de segundo lugar no mundo, mas se garante em ser o país com o maior programa de saúde pública destinado a esse processo, caracterizado por ser iniciado após a identificação da morte encefálica no potencial doador. Para que ocorra o processo de doação de órgãos e tecidos é necessário de uma equipe multiprofissional, onde cada profissional tem um papel fundamental dentro do processo, inclusive o enfermeiro. Identificar a atuação do enfermeiro dentro do processo de doação de órgãos e tecidos. Revisão integrativa da literatura, utilizando as seis etapas de sistematização da pesquisa, nas bases de dados consultadas: LILACS, MEDLINE, SCIELO, BDENF com os descritores Cuidados de enfermagem; Obtenção de tecidos e órgãos; Banco de tecidos; Coleta de órgãos e tecidos; Enfermagem; Papel do profissional de enfermagem; Planejamento de assistência ao paciente. Foram identificados nesta revisão, sete artigos que responderam a pergunta de pesquisa. Cinco (71,42%) artigos apresentam as principais atividades executadas pelo enfermeiro, um (14,28%) artigo discorre sobre as dificuldades que o profissional de enfermagem encontra na sua vivência no processo de doação de órgãos e tecidos, e as condutas tomadas por ele e um (14,28%) artigo voltado para a atuação do enfermeiro no aumento das taxas de doação de órgãos e tecidos. Os artigos relatam a importância da atuação do profissional de enfermagem e evidenciando as atividades executadas, como o cuidado com o potencial doador, as ações na captação de órgãos e a conduta frente à família do doador. Conclui-se a tamanha importância da participação do enfermeiro em todo o processo de doação de órgãos e tecidos. As principais funções executadas pelo enfermeiro foram o gerenciamento de cada atividade dentro do processo, a busca ativa pelo potencial doador, o acolhimento familiar, a monitorização hemodinâmica e a captação de órgãos e tecidos.

Biografia do Autor

Tatiane dos Santos Trindade, Universidade de Sorocaba

Possui ensino-medio-segundo-graupela Antonia Baptista Calazans Luz Profa(2016).

Sheilla Siedler Tavares, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem Bacharel e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Especialista em Reabilitação Física, Captação, Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos e em UTI pediátrica. Atuou como docente e na coordenação compartilhada na Universidade Paulista, Atualmente docente na Universidade de Sorocaba nas disciplinas de Saúde da Criança e do Adolescente e Farmacologia Aplicada em Enfermagem e outras.. Atuou na área hospitalar nas Unidades de pediatria, UTI pediátrica, oncologia pediátrica, comissão intra hospitalar de doação de órgãos e tecidos e na auditoria. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria e UTI pediátrica, oncologia pediátrica, UTI adulto, PS adulto, Clínica Médica e na comissão de processo de doação de órgãos e tecidos. Mestre em Ciências Farmacêuticas, na linha de pesquisa Uso racional de medicamentos pela população, com a pesquisa sobre reação adversa a medicamentos em pediatria, na UNISO. Atualmente, doutoranda na UNIFESP em Enfermagem Pediátrica, na linha de pesquisa de Fundamentos e Práticas de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente. Pertence ao Grupo de Pesquisa SEGTEC, voltado à segurança do paciente, cuidados intensivos e terapia intravenosa na EPE (UNIFESP) e ao Grupo de Estudos Científicos em Enfermagem (GECE) na UNISO, neste momento como líder do (GECE). Membro da Sociedade Brasileira dos Enfermeiros Pediatras (SOBEP) e da Rede Brasileira dos Enfermeiros em Segurança do Paciente (REBRAENSP), atualmente desenvolvendo a coordenação compartilhada do Núcleo Sorocaba na Rede.

Clayton Gonçalves de Almeida, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem - UNIP (Universidade Paulista), especialização em doação de órgãos e tecidos pela faculdade Albert Einstein, mestrado stricto sensu em ciências farmacêuticas ? UNISO (Universidade de Sorocaba), técnico em Banco de Olhos pela Associação Pan- Americana de Banco de Olhos - APABO. Atuação como enfermeiro da comissão intra Hospitalar de transplantes no Hospital Israelita Albert Einstein (NCAP), possui ampla atuação no processo de doação de órgãos no Brasil e em outros países, grande participação em projetos no Brasil, para capacitação de profissionais pelo Hospital Israelita Albert Einstein, atuação em comitê de ensino e pesquisa assim como também sendo revisor de revista cientifica. Atuação como gerente do Banco de Olhos de Sorocaba (desenvolvimento e execução de projetos), tendo grande experiência prática e gerencial em todo processo de doação, palestrante e instrutor prático nos cursos da APABO no Brasil e Internacional. Professor Universitário, com atuação no Núcleo Docente Estruturante (NDE).

Leandro Aparecido de Souza, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Paulista Sorocaba (2006) .Pós Graduado em Docência e Pesquisa na Área da Saúde. Pós Graduado em Unidade de Terapia Intensiva. Pós Graduado em Enfermagem do Trabalho. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba. Atualmente é Enfermeiro Assistencial no Hospital Unimed Sorocaba. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Sorocaba.Tem experiência na área, com ênfase em UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA e EMERGENCIA.

Irineu César Panzeri Contini, Universidade de Sorocaba

Graduação em enfermagem pela universidade nove de julho (2002). Enfermeiro de educação continuada do Hospital Metropolitano S/A (2004 - 2005). Enfermeiro de educação continuada do Hospital Samaritano de Sorocaba (2008 - 2014). Professor e responsável técnico de enfermagem Colégio Tableau Sorocaba ME(2007 - 2010). Pós-graduado em auditoria nos serviços de saúde pela UNICID (2010). Pós-graduado em enfermagem do trabalho FACINTER/UNINTER (2012). Professor e coordenador de enfermagem da escola Politecnica de enfermagem Anna Nery (2011-2012). Professor assistente / Universitário da Universidade Paulista - UNIP (2011 - 2013). Professor assistente / universitário fundação dom aguirre - uniso (2013). Mestre em comunicação e cultura da Universidade de Sorocaba (2014 - 2015) enfermeiro auditor da Associação Policial de Assistência a Saúde APAS - Saúde Sorocaba (2015) coordenador do curso de enfermagem - UNISO membro do grupo de pesquisa - GECE Grupo de Estudos Cientificos em Enfermagem.

Publicado

2022-10-14