Cuidados de enfermagem na administração de drogas vasoativas em pacientes internados na unidade de terapia intensiva
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6484.2021.002.0003%20Palavras-chave:
Cuidados de enfermagem, UTI, Noradrenalina, Drogas vasoativasResumo
Caracteriza-se a Unidade de Terapia Intensiva, uma unidade de alta complexidade, com pacientes em estado grave que se encontram com comprometimento de sistemas de autorregulação, necessitando de cuidados contínuos. Dentre os medicamentos mais utilizados estão as drogas vasoativas que dão suporte na terapêutica, devido ao alto grau de complexidade das ações e das sequelas que podem ser provocadas em casos de falhas no desempenho desse processo, o cuidado na qualidade da assistência precisa ser garantida pela enfermagem. Identificar e analisar os cuidados prestados pelos enfermeiros na administração de drogas vasoativas em pacientes da Unidade de Terapia Intensiva. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, com realização por meio de uma revisão bibliográfica de caráter narrativo e exploratório pela Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Dentre as atribuições foi priorizado “dificuldade de os profissionais realizarem a notificação de reações adversas aos medicamentos”; falta de recursos humanos para realizar a busca ativa, a sobrecarga de trabalho; falta de entendimento pelos profissionais do uso das fichas padronizadas de notificação; falta de sensibilização dos profissionais. O enfermeiro assume a gestão, implementando programas de educação continuada, treinamentos periódicos com temáticas diversas relacionadas à administração de medicamentos, inclusive em relação aos erros de medicação, investigando as causas, propondo soluções e promoção de conteúdos atualizados à equipe de enfermagem. É de grande importância que o enfermeiro tenha um olhar frente as dificuldades propondo para a equipe um manuseio com efetividade e assim esclarecer todas as dúvidas pertinentes que possam surgir pela equipe.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Medicus

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.