Manifestações patológicas em concreto armado: o caso do prédio da biblioteca da Universidade Federal do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6395.2023.001.0002Palavras-chave:
Manifestações Patológicas, Manutenção, EstruturasResumo
O concreto armado é identificado por sendo um dos principais produtos produzidos pela indústria da construção civil, sendo de grande importância a manutenção, com o intuito de preservar e atender os objetivos para a qual foi projetado, bem como, assegurar a vida dos usuários que a dispõe, principalmente hoje em dia, em que com o passar dos anos, os avanços tecnológicos exigem cada vez mais do mercado, em associação com o grau de exigências dos usuários. O estudo trata da abordagem das principais manifestações patológicas encontradas ao longo da estrutura do prédio da biblioteca central Universidade Federal do Maranhão (CEB Velho). O estudo caracteriza-se por apresentar-se de natureza descritiva e qualitativa, por um viés bibliográfico, onde foram consultados artigos, dissertações, teses e estudos técnicos que serviram de base para a sustentação das ideias abordadas ao longo do trabalho. O objetivo principal refere-se a analisar as manifestações, diagnosticá-las e propor soluções aos problemas identificados, tendo por base os conhecimentos dispostos na literatura. Foi identificado vários indícios de perda de seção, ou seja, perda de características funcionais e estruturais, além de indícios de corrosão em elementos metálicos. Além do mais, o efeito corrosivo no concreto armado acarretou em alguns pontos perda de sessão (desplacamento), bem como a inexistência de um plano de manutenção para edificações antigas, sendo necessário estabelecer inspeções mais rotineiras, assim, propõe-se ações corretivas emergenciais, recobrimento e medidas que visem a minimização da deterioração das estruturas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Inventionis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.