Análise da qualidade do ar interno em veículo de passeio: um estudo de caso

Autores/as

  • Rogerio Arruda de Moura Instituto Federal de Pernambuco
  • Filipe Cordeiro Instituto de Tecnologia de Pernambuco
  • Aldo Torres Sales Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0003-2585-3221
  • Fernando Ferreira de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6492.2022.002.0004

Palabras clave:

Dióxido de carbono, Mudanças climáticas, Poluição atmosférica

Resumen

As mudanças climáticas são um problema global, cujos maiores impactos só poderão ser vistos a longo prazo envolvendo, em escala global, interações entre processos naturais, sociais, econômicos e políticos. Sendo assim, a sociedade precisa estar ciente do alto grau de poluição atmosférica existente, bem como das muitas medidas que podem ser aplicadas para tentar combatê-la e reduzi-la. Sabemos que o oxigênio presente no ar, ao ser inspirado, o é absorvido na corrente sanguínea e o dióxido de carbono (CO2) é expirado para a atmosfera. Com base nisso, este estudo teve como objetivo a demonstração da necessidade de se observar as altas taxas de concentração geradas de CO2, no ambiente interno de veículos automotores, e suas consequências em relação à saúde dos condutores, quando expostos as estas taxas por um tempo elevado, bem como o entendimento dos usuários desses veículos sobre essas consequências, através de uma pesquisa de campo abrangendo várias perguntas para compor um série de resultados, que corroboraram com o objetivo da pesquisa. Dentre os pontos observados na pesquisa, o mais importante foi a falta de percepção, pelos usuários entrevistados, sobre os danos que a exposição a taxas de CO2 acima do permitido pelos órgãos reguladores da saúde (1000ppm), poderiam causar à sua saúde e a de quem estiver com eles nos seus veículos durante o seu tempo de percurso diário. Não obstante, o estudo tenha apontado para essa falta de informação com relação aos danos do CO2 à saúde, pôde-se observar que, a partir das respostas à perguntas referentes a esta questão, houve uma notória intensão em se ter um dispositivo que alertasse os usuários dos veículos, através de um sinal sonoro, sobre a elevação dos níveis de concentração de CO2, para que possam tomar as providências necessárias para mitigar ou neutralizar o evento, como a recirculação do sistema de ar e/ou a abertura das janelas do veículo para troca de ar interna do veículo. Isso deixou claro a relevância do estudo em questão, a partir da percepção dos usuários entrevistados, quanto a questão de como mitigar esses danos, que a adoção desse tipo de dispositivo sonoro pode ajudar a reduzir em muito o aumento de doenças causadas pela exposição elevada do CO2 em ambientes fechados, em especial os veículos automotores.

 

Biografía del autor/a

Rogerio Arruda de Moura, Instituto Federal de Pernambuco

Possui graduação em Administração de Empresas pela Focca - Faculdade de Olinda(2002), especialização em Especialista em Gestão Pedagógica em Educ. Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Pernambuco(2010) e curso-tecnico-profissionalizantepela Escola Técnica Federal de Pernambuco(1976). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Pernambuco.

Aldo Torres Sales, Universidade Federal de Pernambuco

Possuo graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e cursando Ciência Data Science e inteligência Artificial (Universidade Estácio -2021). Realizei o meu mestrado em Ciência em Innovación Ganadera pela Universidad Autonoma Chapingo (2010) no México. Trabalhei junto a Secretaria de Agricultura y Desarrollo Rural do governo mexicano (SAGARPA) no desenvolvimento de sistemas de monitoramento ambiental de pastagens nativas (SIMTOG ? SAGARPA). Em seguida, realizei o meu PhD in Range Science na Texas Tech University (2017) nos Estados Unidos da América. Atualmente sou professor do Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco e membro permanente do programa de pós graduação em tecnologias ambientais do Instituto de Tecnologia de Pernambuco. Sou membro do comitê gestor do Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma Caatinga (MCTI) e membro do comitê internacional de avaliação do Desempenho Ambiental da Pecuária para atendimento das metas de descarbonização 2030 - LEAP/FAO/IPCC. Na pesquisa tenho como área de atuação estudos de ciclagem biogeoquímica em sistemas agrícolas, pecuários e florestais, com ênfase na quantificação de serviços ambientais, e em soluções tecnológicas baseadas na natureza, em especial quantificação de créditos de carbono por ecossistemas naturais e agrícolas. Também tenho interesse no uso de geotecnologias e modelagem computacionais aplicadas a estudos ambientais. Sou membro certificado de várias acreditadoras de crédito de carbono, tendo trabalhado com projetos REED+ em diferentes propósitos e escalas e sou mentor da startup de PEGASUS soluções energéticas e ambientais (Incubada no polo tecnológico da UFPE).

Publicado

2022-10-14

Número

Sección

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente