Emergence of agricultural science courses in Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6492.2021.002.0003

Keywords:

Higher education institutions, Brazil, Brazilian Amazon, Agricultural courses, State of art

Abstract

In 1950, the government of Getúlio Vargas exerted a strong influence on the training of agrarian professionals, through the federalization of agricultural higher schools (Law 1.055/50). This action was motivated by the need to supply the international market, whose economy weakened after the Crisis of 1929 and the Second World War. Therefore, qualified professionals were required to generate the modernization of agriculture and increase production. Based on this context, this study surveys the state of knowledge about the creation and evolution of courses in Agricultural Sciences from a national perspective, with a focus on the Amazon. The search for scientific productions covered the period from 1950 to 2021, taking place in five databases, including Bielefeld Academic Search Engine (BASE), Agricultural Research Databases (BDPA), Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD); Bibliographic Database, University of São Paulo (Dedalus) and Scientific Electronic Library Online (SciELO). 2,832 studies were retrieved, among which 42 met the objectives of this research. With this, it was found: the internal and external economy was a determining factor for the expansion of courses (83.34%); Agronomy is one of the most referenced agrarian courses in studies (28%); and the Southeast region is a stronghold of higher education institutions (IES) with more research on the researched topic (28.60%). Thus, even today, the political-economic order is crucial for the growth of agrarian sciences, with regard to the implementation of HEIs, expansion of courses and agricultural research.

Author Biographies

Patrícia Guimarães Pereira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestranda no Programa Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, da Universidade Federal do Oeste do Pará. Especialista em Metodologia em Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Foco de estudo: Ensino e aprendizagem na Educação Superior; Teoria Literária; Literatura Amazônica; Literatura Comparada; Literatura do testemunho. Identidade e Memória na Amazônia; Sociolinguística.

Helionora da Silva Alves, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Agronomia (2001), mestrado (2004) e doutorado (2010) em Agricultura Tropical, pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Campus Cuiabá, Brasil. Foi bolsista pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - PROCAD (2007 a 2009), no qual parte do doutoramento foi cursado na Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus Botucatu, Brasil, Departamento de Horticultura. Professora Adjunto IV na Universidade Federal do Oeste do Pará, lotada no Instituto de Biodiversidade e Florestas, Campus Santarém, Brasil, onde atua como docente nos cursos de Bacharelado em Agronomia, Engenharia Florestal, Ciências Agrárias, Zootecnia e Biotecnologia. Professora permanente do Mestrado em Sociedade, Ambiente Qualidade de Vida (PPGSAQ/UFOPA). Recebe bolsa do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia - PROCAD AM (2020), para realização do Pós-doutoramento no Programa de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Campus Cascavel, Brasil. Exerceu o cargo de Diretora de Extensão da UFOPA, no período de junho de 2014 a abril de 2018. Áreas de interesse: Agroecologia; Sistemas Agrícolas Tropicais; Sociedade e Natureza; Etnoconhecimento; Horticultura; e Floricultura e Paisagismo.

Alanna do Socorro Lima da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia em 2006. Desde de 2002 atuou como estagiária e bolsista (PIBIc/ CNPq/ UFRA) do Projeto Bio-Fauna/ISARH/UFRA, nos Sub-projetos “Criação de Muçuã (Kinosternon scorpioides) em Cativeiro”, Manejo e conservação de Jacaré-Tinga (Caiman crocodilus crocodilus) em cativeiro”, “Reabilitação Clínica de Animais Silvestres oriundos de doações ou apreensões - SOS Fauna”, “Projeto da Alça viária”, “Projeto Carnívoros da Amazônia” . Entre 2002 e 2003 exerceu a atividade de Monitoramento de Atropelamento de Animais Silvestre. Atualmente é pesquisadora do Projeto Bio-Fauna da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de manejo, comportamento, reprodução, clínica e conservação de animais silvestres. Recebeu 2 prêmio de melhor trabalho no Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural da Amazônia e da Embrapa Amazônia Oriental. Atualmente, Professora Adjunta da Universidade Federal do Oeste do Pará, fazendo parte do Instituto de Biodiversidade e Florestas. Docente do programa de Pós graduação mestrado acadêmico em sociedade, ambiente e qualidade de vida. Áreas de atuação: Produção manejo e Conservação de animais Silvestres, Comportamento e Bem-estar animal, Reabilitação Clínica de Animais Silvestre, videolaparoscopia, Diagnóstico por imagem, Sanidade e Reprodução de Animais Silvestres e domésticos, Etnozoologia e educação Ambiental, Saúde dos animais silvestres e exóticos, Produção animal orgânica e Saúde Coletiva e Zoonoses.

Published

2021-08-05