Estimativa das taxas de desmatamento do município de Itacoatiara, Amazonas, utilizando séries Temporais Landsat-5/TM
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6492.2021.001.0002Palavras-chave:
Supressão vegetal, NDVI, Sensoriamento RemotoResumo
Estimativas de taxas de desmatamento realizadas de forma continua, utilizando técnicas de sensoriamento remoto, favorecem o monitoramento de grandes áreas como a Amazônia. Sendo assim o presente estudo objetivou estimar as taxas de desmatamento anual e diária do Município de Itacoatiara- AM, utilizando para isso imagens do satélite Landsat-5/TM. A princípio foi realizado o registro das imagens Lansat-5/TM e na sequencia calculado os valores de NDVI, o que tornou possível gerar máscaras mais fiéis aos eventos estudados. Com bases nesses valores foram calculadas taxas anuais e diárias de desmatamento para o município entre os anos de 1997 e 2011. Os resultados indicaram oscilação entre valores positivos e negativos de desmatamento para o período analisado. Foram verificadas taxas positivas de desmatamento para os anos de 2000, 2005, 2007, 2009 e 2011, com destaque para o ano de 2007 com taxa anual de desmatamento de 1438,8 km2 por ano. Ressalta-se que nos anos de 2009 e 2011 foram estimadas taxas de desmatamento relativamente baixas se comparadas com as taxas dos anos anteriores. Verificou-se que as taxas de desmatamento para o período estudado tiveram o pico em 2007 e após isso sofreram uma diminuição, isso se deve a descaracterização do município como principal como principal pólo madeireiro do estado no mesmo período. Portanto, pode-se inferir que a exploração madeireira juntamente com agropecuária são os principais agentes do desmatamento nos municípios do interior da Amazônia legal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Environmental Scientiae
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.