Relação entre macacos e humanos em espaços urbanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6492.2019.001.0001

Palavras-chave:

Nutrigenômica, Primatas, Alimentação, Cidades, Evolução

Resumo

Os alimentos possuem grande importância para o desenvolvimento dos organismos e a expressividade gênica está inteiramente ligada aos fatores nutricionais. Dependendo dos alimentos, os animais podem desenvolver características, comportamentos e funções metabólicas não peculiares a espécie, ocasionando um processo de especiação ao longo das sucessivas gerações. Os primatas da atualidade têm se destacado devido a mudança no padrão de alimentação uma vez que as espécies que habitam ambientes urbanos desenvolveram novas habilidades e padrões comportamentais diferenciados das populações naturais.

Biografia do Autor

Larissa Leonilda Pereira Melo Vasconcelos, Faculdade Guaraí

Graduanda em Ciências Biológicas. Tem experiência em atuação no setor administrativo em empresas, organização empresarial e gestão de pessoas.

Aluísio Vasconcelos de Carvalho, Faculdade Guaraí

Biólogo, especialista em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, mestre em Ciências do Ambiente e especialização em andamento em Fitoterapia. Tem experiência na área de Educação ambiental, manejo de animais silvestres, parasitologia, entomologia médica e saúde pública. Atualmente é Professor Adjunto do IESC/Faculdade Guaraí nos cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina, Pedagogia e Zootecnia e Coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do IESC/Faculdade Guaraí.

Downloads

Publicado

2019-06-25