Uso de tecnologia e qualidade de vida de alunos da rede pública de ensino médio integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6646.2020.001.0003

Palavras-chave:

Tecnologia, Qualidade de Vida, Adolescentes

Resumo

A tecnologia é um padrão para lidar com a realidade e sua evolução para resolução de problemas é uma ação inevitável da curiosidade humana, tal ato acarretou numa mudança de hábitos e interferindo a qualidade de vida dos seus usuários, afetando diretamente níveis da saúde e educação. A pesquisa tem como objetivo analisar as possíveis interferências dos recursos tecnológicos na Qualidade de Vida (QV) de alunos da rede pública de ensino médio na cidade de Juazeiro do Norte. Trata-se de um estudo de campo, descritivo, com abordagem quantitativa e corte transversal, realizado com 61 escolares da rede estadual de ensino da cidade de Juazeiro do Norte-CE. Foi aplicado um questionário semiestruturado para aquisição das informação sobre o uso de tecnologia em aparelhos eletrônicos e o WHOQOL-BREF para mensurar os domínios e qualidade de vida. A analise dos dados foi realizado por meio do programa estatístico JASP, através de estatística descritiva por distribuição de frequência, teste t para amostras independentes para mensurar a diferença entre o tempo de uso de aparelhos eletrônicos entre os sexos, bem como os domínios da qualidade de vida. Os achados apontam maior frequência do uso do celular entre a população analisada, com maior proporção para o uso em redes sociais, apontando não existe diferença entre os sexos. A qualidade de vida se demonstrou mediana (>60 pontos) sem diferença entre os sexos. Conclui-se que a tecnologia estando ligada a falta da oferta de prática de atividades no tempo ocioso junto à rotina escolar, influência nos domínios físicos e na Qualidade de Vida (QV).

Biografia do Autor

Marcos Antonio Araújo Bezerra, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Mestrando em Saúde da Criança e do Adolescente - UECE. Especialista em Fisiologia do Exercício e Grupos Especiais (UNILEÃO), Especialista em Nutrição Esportiva e Treinamento Desportivo (UNILEÃO), Especialista em Saúde Coletiva (FAVENI), Graduado em Educação Física (UNILEÃO). Docente dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Docente do curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Vale do Salgado. O enfoque de sua pesquisa é: saúde da criança e do adolescentes; TIC's (Tecnologia da informação e comunicação na educação); Práticas pedagógicas direcionadas a saúde na escola através do esporte.

Renan Costa Vanali, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Professor. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade Integrada de Patos (FIP). Licenciado em Educação Física pela Faculdade Leão Sampaio (FALS). Atua como docente do Curso de Licenciatura em Educação Física, do Curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO) e do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Regional do Cariri (URCA) (Campus Pimenta - Crato, Ceará). Membro pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física Adaptada (GEPAFA) vinculada a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Apresenta experiência e interesse nas áreas de Educação Física Adaptada e Inclusiva; Crescimento e Desenvolvimento Motor Humano.

Raphael Luiz de Souza Carneiro, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio. Membro do Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde. O enfoque do área de atuação é: Educação Física, com ênfase em Educação Física Desportiva e Educação Inclusiva.

Gabriela Gomes de Oliveira Bezerra, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Pós graduanda em Atividade Física e Saúde pelo IFCE e Docência do Ensino Superior pela FAVENI. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde vinculada ao Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - Juazeiro do Norte e membro do Grupo de Pesquisa em Atividade Física, Esporte e Cultura vinculado a Faculdade Vale do Salgado - Icó. O enfoque da área de atuação é: Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e Atividade Física e Saúde.

Downloads

Publicado

2020-07-23