Technological resources in presential and remote teaching of sciences and biology: a report on the experience of teachers of São Paulo do Potengi (RN)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6646.2021.002.0001

Keywords:

ICTs, Didactic resource, Science teaching, Biology teaching

Abstract

The study aimed to investigate the use of ICTs (Information and Communication Technologies) by science and biology teachers during their classroom and remote classes in schools in the city of São Paulo do Potengi-RN. The research presents data that were collected through interviews carried out with teachers in the municipality. Through these reports, an increase in the use of technology was noted during the Covid-19 pandemic. According to the investigated teachers, students demonstrate greater involvement and motivation for the use of ICTs, making classes more productive and improving the teaching-learning process.

Author Biographies

David Luan Gomes da Silva, Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex (UNIFACEX).

Clécio Danilo Dias da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UFRN. Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo IFRN. Especialista em Gestão Ambiental pelo IFRN. Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex (UNIFACEX). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Tem vasta experiência em Zoologia de Invertebrados, Ecologia aplicada; Educação em Ciências e Educação Ambiental. Áreas de interesse: Fauna Edáfica; Taxonomia e Ecologia de Collembola; Ensino de Biodiversidade e Educação para Sustentabilidade.

Daniele Bezerra dos Santos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Bioecologia Aquática pela UFRN. Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex (UNFACEX). No âmbito profissional e de gestão acadêmica e administrativa, coordenou a Pesquisa e Extensão do UNIFACEX. Coordenou os cursos de Pós-Graduação Especialização em Meio Ambiente e Gestão de Recursos Naturais (UNIFACEX) e da Especialização em Microbiologia e Parasitologia (UNIFACEX). Também coordenou o curso de graduação Licenciatura em Ciências Biológicas do UNIFACEX. Na esfera pública federal, coordenou o curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atualmente, é professora do Curso de Pós-Graduação Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do IFRN e atual como Coordenadora da Pesquisa e Inovação do Campus Pau dos Ferros (COPEIN-PF/IFRN). Áreas de interesse: Ensino; Meio Ambiente; Comportamento Animal.

Lúcia Maria de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela UFRN. Atualmente é professora pela Secretaria Municipal de Educação de Natal e do Centro Universitário Facex (UNIFACEX) dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Comportamento Animal, e na área de Educação com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Published

2022-03-25

Issue

Section

Ensino de Ciências e Matemática