Educação para jovens e adultos integrada à educação do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6646.2020.002.0005

Palavras-chave:

EJA, Educação do campo, Políticas públicas, Êxodo rural

Resumo

A educação para jovens e adultos (EJA) e a educação do campo são partes integrantes e no processo histórico educacional do Brasil, mediante a importância dessas modalidades de ensino esse trabalho tem como objetivo principal discutir a relevância social da EJA no processo de inserção de políticas pública voltada para a educação do campo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, abordando vários conceitos e ideias sobre os temas. Conclui-se que essa integração da EJA com educação do campo possibilita maiores intervenções nas comunidades por meio das políticas públicas e consequentemente contribui para a melhoria da qualidade de vida dos sujeitos e diminuição do êxodo rural.

Biografia do Autor

Almires Martins Freitas, Instituto Federal Baiano

Graduanda em Ciências Agrárias, no Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia, baiano. 

Yane Gama da Silva, Instituto Federa Baiano

Técnica em Agropecuária pelo CETEP - Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte Norte do Itapicuru. Estudante de Licenciatura em Ciências Agrárias pelo IF - Baiano Campus Senhor do Bonfim.

Ilma da Silva Cabral, Instituto Federal Baiano

Mestra em Educação - UFBA, graduada em Licenciatura em Pedagogia -UFBA, Especialista em Tecnologias Educacionais pelo Instituto Federal do Paraná- IFPR e em Docência do Ensino Superior pela ABEC/Fundação Visconde de Cairu e cursando MBA em gestão pública pela WPós, é docente efetiva do Instituto Federal Baiano ? IF Baiano ? Campus Senhor do Bonfim. Atuou como Coordenadora de Formação dos Profissionais de Educação no Instituto Anísio Teixeira/IAT- Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA), Coordenação e organização geral do Plano de Formação Inicial de Professores da Bahia (PARFOR-BA) e Assessora Técnica do Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente da Bahia- FORPROF/BA. Possui experiência na área de Educação Profissional, como curriculista de cursos de Ensino Médio Técnico e de Pós-graduação lato sensu. Leciona em Cursos de Licenciatura e Especialização na área de Educação, presencial e EaD, em disciplinas como Metodologia da Pesquisa, Orientação de Monografia, Política Educacional, Gestão Educacional, História da Educação, Didática, Currículo, Avaliação Educacional, Tecnologias da Educação, Sociologia da Educação e Seminários Interdisciplinares. Desenvolveu Projetos de Pós-graduação na Área de Educação Profissional e Gestão da Educação Profissional pela Superintendência de Educação Profissional/SUPROF-SEC, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia-UNEB, e de Formação Continuada no Programa de Formação em Nível Fundamental e Qualificação Profissional de Jovens- Projovem Campo Saberes da Terra e Projovem Urbano. Tem experiência em Tutoria, Docência e Coordenação Pedagógica de Ambiente Virtual de Aprendizagem ? Moodle, em cursos de Especialização na área de educação.

Downloads

Publicado

2020-08-26

Edição

Seção

Andragogia (Educação de Adultos)