Recursos tecnológicos no ensino presencial e remoto de ciências e biologia: um relato de experiência de docentes de São Paulo do Potengi (RN)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6646.2021.002.0001

Palavras-chave:

TIC, Recurso Didático, Ensino de Ciências, Ensino de Biologia

Resumo

O trabalho objetivou investigar o uso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) pelos professores de ciências e biologia durante suas aulas presenciais e remotas em escolas do município de São Paulo do Potengi-RN. A pesquisa apresenta dados que foram coletados por meio de entrevistas feitas a professores do município. Por meio desses relatos, percebeu-se um aumento no uso da tecnologia durante a pandemia da Covid-19. Conforme os professores investigados, os alunos demonstram um maior envolvimento e motivação para o uso das TICs, tornando as aulas mais produtivas e fazendo com que tenha uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

David Luan Gomes da Silva, Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex (UNIFACEX).

Clécio Danilo Dias da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UFRN. Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo IFRN. Especialista em Gestão Ambiental pelo IFRN. Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex (UNIFACEX). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Tem vasta experiência em Zoologia de Invertebrados, Ecologia aplicada; Educação em Ciências e Educação Ambiental. Áreas de interesse: Fauna Edáfica; Taxonomia e Ecologia de Collembola; Ensino de Biodiversidade e Educação para Sustentabilidade.

Daniele Bezerra dos Santos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Bioecologia Aquática pela UFRN. Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex (UNFACEX). No âmbito profissional e de gestão acadêmica e administrativa, coordenou a Pesquisa e Extensão do UNIFACEX. Coordenou os cursos de Pós-Graduação Especialização em Meio Ambiente e Gestão de Recursos Naturais (UNIFACEX) e da Especialização em Microbiologia e Parasitologia (UNIFACEX). Também coordenou o curso de graduação Licenciatura em Ciências Biológicas do UNIFACEX. Na esfera pública federal, coordenou o curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atualmente, é professora do Curso de Pós-Graduação Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do IFRN e atual como Coordenadora da Pesquisa e Inovação do Campus Pau dos Ferros (COPEIN-PF/IFRN). Áreas de interesse: Ensino; Meio Ambiente; Comportamento Animal.

Lúcia Maria de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela UFRN. Atualmente é professora pela Secretaria Municipal de Educação de Natal e do Centro Universitário Facex (UNIFACEX) dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Comportamento Animal, e na área de Educação com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Downloads

Publicado

2022-03-25

Edição

Seção

Ensino de Ciências e Matemática