Teletrabalho no serviço público: revisão bibliográfica para verificar as vantagens e desvantagens desta modalidade laboral
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2023.005.0003Palabras clave:
Administração pública, Teletrabalho, Inovação Tecnológica, ProdutividadeResumen
Impulsionado pelos avanços nas tecnologias da informação e comunicação (TICs), o teletrabalho emerge como alternativa viável a fim de alcançar maior produtividade e eficiência na administração pública. Desta forma, este estudo bibliográfico objetivou verificar as vantagens e desvantagens desta modalidade laboral no serviço público brasileiro. De cunho exploratório, a pesquisa adotou a abordagem qualitativa dos dados obtidos na revisão da literatura realizada nos artigos científicos publicados no brasil. Os resultados apontaram vantagens e desvantagens na adoção do teletrabalho no serviço público, dentre as vantagens pode ser destacado: aumento na produtividade, redução de custos para a administração e para os servidores, melhor qualidade de vida do teletrabalhador, maior convívio com a família, redução de estresse devido a maior comodidade, dentre outras. As desvantagens apontadas nos estudos estão relacionadas com o sentimento de pertencimento excessivo à instituição e a limitação à socialização, interação e integração com os colegas de trabalho. Conclui-se com os resultados da pesquisa que há uma necessidade de ajustes, tanto das instituições públicas quanto dos servidores, no que tange ao alinhamento de interesses organizacionais e pessoais. Diante da relevância deste tema para a administração pública brasileira, destaca-se a importância de estudos que tratam da inserção do teletrabalho no serviço público a fim de serem implantadas novas estratégias organizacionais para a maximização dos resultados na prestação de serviços a sociedade.
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