Nível de conhecimento discente acerca da contabilidade ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2020.001.0003

Palavras-chave:

Contabilidade Ambiental, Educação Contábil, Survey, Nível de Conhecimento

Resumo

A Contabilidade Ambiental tem um importante papel na sociedade e para as empresas. Ela é uma ferramenta importante para o desenvolvimento sustentável, além de ser essencial para as empresas obterem vantagens no mercado. Dado a importância da Contabilidade Ambiental, essa pesquisa teve por objetivo verificar o nível de conhecimento dos discentes de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco em relação a esse tema, além de observar a importância dada pelos alunos acerca do tema. Para tanto, utiliza-se o método survey, fazendo uso de um questionário dividido em três blocos, procurando traçar o perfil do aluno, medir a importância dada por ele acerca da Contabilidade Ambiental e seu nível de conhecimento sobre esse tema. O questionário foi aplicado online aos estudantes de Ciências Contábeis matriculados no semestre de 2019.2. Os resultados indicaram que, a maioria dos discentes tem interesse em cursar a disciplina de Contabilidade Ambiental caso essa seja ofertada, além de atribuírem grande importância a temas a ela relacionados. Porém, os discentes apresentaram baixo nível de conhecimento quanto aos temas relacionados a Contabilidade Ambiental, o que pode ser um reflexo da pouca importância dada pelos professores acerca da Contabilidade Ambiental, segundo os discentes.

Biografia do Autor

Igor Coutinho da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Madre de Deus(2014). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

José Jonas Alves Correia, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando e Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCC/UFPE). Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Juazeiro do Norte (2014) e em Economia pela Universidade Regional do Cariri (2011). Possui especialização em Prática Docente do Ensino Superior pelas Faculdades Integradas de Patos (2015) e em Gestão Empresarial pela Faculdade Vale do Jaguaribe (2013). Tem experiência em Contabilidade privada nos setores fiscal, contábil, pessoal e societário. Pesquisa nas linhas de mercado de capitais, contabilidade do terceiro setor e tributação.

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Centro Universitário Vale do Salgado

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos (USC-PY). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na Linha de História e Educação Comparada (LHEC). Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). Tecnólogo em Gestão Comercial formado no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Kurios (FAK). Discente do Curso de Especialização em Arqueologia Social Inclusiva na Universidade Regional do Cariri (URCA) e em Licenciatura em Sociologia (Formação pedagógica) no Centro Universitário FAVENI. Professor do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Professor da Faculdade de Ciências Humanas de Sertão Central (FACHUSC). Editor-chefe da Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências-RIEC e Revista Encontros Científicos FVS. Autor do livro: Escritos de Gênero e Sexualidade: itinerários de pesquisa, publicado pela Editora Alexa Cultural (2019). Coordenador da Coleção: Teoria e Prática em Administração e Ciências Contábeis, junto a Editora Alexa Cultural. Participou como membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO) (2018-2020). Coordenador do Laboratório Interdisciplinar em Estudos Organizacionais e do Trabalho (LIEOT - UniVS). Atualmente desenvolve o seguinte Projeto Interinstitucional de Pesquisa (2018-2020): As representações das práticas sexuais na história antiga do Brasil e suas influências na educação: um estudo a partir dos registros rupestres do Parque Nacional Serra da Capivara-Piauí. Áreas de investigação: Sociologia (Interações Sociais a partir do quadro teórico de Erving Goffman). Antropologia e Arqueologia. Educação e Sexualidade. Processos Migratórios. Relações étnico-raciais e diversidade. Políticas Públicas em Educação na América Latina. E-mail: antoniel.historiacomparada@gmail.com

Downloads

Publicado

2020-04-28