Educação financeira no Brasil em 2019: desafios e oportunidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2019.002.0002

Palavras-chave:

Indivíduo, Sociedade, Educação Financeira

Resumo

A educação financeira é uma competência essencial para os indivíduos que estão inseridos em um cenário financeiro cada dia mais complexo. Assim, o presente artigo terá como objetivo geral analisar a influência das estruturas atuais da sociedade no condicionamento dos indivíduos para o progresso social, por meio da educação financeira. A elaboração das propostas educacionais serviu, historicamente, a diversos contextos no Brasil. A educação financeira, no sentido proposto, viria para conciliar a objetivação da felicidade à elaboração de estratégias de satisfação material pelos indivíduos.  Essa necessidade advém da demanda crescente que se manifesta aos passos que cada indivíduo avança em se tornar uma unidade produtiva autônoma na sociedade do conhecimento, como também gerencia capital humano (competências adquiridas e aplicáveis à geração de bens e serviços) bem como da associação deste aos demais tipos de capital, como, por exemplo, o físico e financeiro. Educar financeiramente as novas gerações soa complexo em uma realidade que histórica e culturalmente não possui apreço nem compromisso com esse elemento essencial para o bem-estar material de uma sociedade. Nesse caso, sendo a educação financeira matéria obrigatória nas escolas, há a oportunidade de reversão desse quadro de modo mais ativo. Contudo, o ensino dessa matéria foi incorporado apenas muito recentemente e, nesse campo, as poucas iniciativas ainda não parecem suficientes para impactar significativamente um problema que já ultrapassa gerações.

Biografia do Autor

Victor Assis Gomes, Universidade Federal de Sergipe

Especalista em Finanças Corporativas, Auditoria e Controladoria pela Universidade Tiradentes (UNIT), especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Psicologia Organizacional pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE) e graduado em Ciências Econômicas, pela Universidade Federal de Sergipe (Colação de Grau: 19/07/2017). Experiência acadêmica na área de pesquisas em Economia e Demografia, Atuei como Mentor em projetos de liderança pela Fundação Estudar, além de Palestrante e Professor. No ensino, iniciei minha carreira na educação de jovens e adultos por meio do Centro Vocacional Tecnológico (CVT/Sergipetec).

Alvani Bomfim de Sousa Júnior, Faculdade Uninassau de Aracaju

Mestrado em Administração pela Universidad Internacional Três Fronteiras/PY; Pós-graduado em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade Católica Dom Bosco-MS, Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luis de França-FSLF-SE; Pós-graduando em Estratégias Empresariais pela Universidades das Américas-UNIAMERICAS-CE; Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Negocio de Sergipe- FANESE; Tenho experiência na área Contábil, Departamento Pessoal e Fiscal. Fui professor (instrutor) do PROJOVEM, Cursos Educar e docente nas IES da Instituição Baiana de Ensino Superior Ltda - UNIDOM e Faculdade Integradas de Sergipe - FISE. Fui Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Integradas de Sergipe - FISE 2013 a 2014 e 2016. Atualmente sócio da Servcontab - Serviços de Contabilidade e Assessoria, onde trabalho com Auditoria e Perícia Contábil, Custos, Administração Financeira, Contabilidade Gerencial e Contabilidade na Prestação de Serviços e docente na IES Faculdade do Nordeste da Bahia - FANEB. Participo também como voluntário do Rotaract Club Aracaju-Norte, Sou Membro academista da Academia Sergipana de Ciências Contábeis - ASCC e Membro do Grupo de pesquisa: UFS/CNPq: Grupo de Pesquisa em Contabilidade e Finanças. 

Downloads

Publicado

2020-02-13