Estatística multivariada aplicada ao estudo da ecologia da paisagem na Mata Atlântica
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-645X.2023.001.0002Palavras-chave:
Ecologia, Distância Euclidiana Quadrática, Método Ward, AgrupamentoResumo
Os estudos de ecologia da paisagem auxiliam no planejamento e ordenamento do território, por isso é importante o planejamento e ordenamento do território, por isso é importante conhecer o comportamento da Mata Atlântica sob os efeitos do uso rural e urbano, principalmente em fragmentos existentes em um município de pequeno porte. Quando associados a análises estatísticas multivariadas, esses dados e informações permitem o diagnóstico do status quo dos fragmentos de vegetação. A pesquisa teve como objetivo analisar a ecologia da paisagem da Mata Atlântica, em um município de pequeno porte, aplicando técnicas estatísticas multivariadas. Foi realizada a fotointerpretação e cálculo das medidas da passagem, e no segundo momento foi calculada a matriz de proximidade e por fim foi realizada a análise de agrupamento. Os resultados permitiram separar os fragmentos de Mata Atlântica observados em quatro aglomerados com características de tamanho normal, além de significativa similaridade interna e grande dissimilaridade externa quanto aos parâmetros ecológicos da paisagem analisada. Conclui-se que a aplicação da técnica de análise de cluster auxiliará uma melhor gestão da preservação e conservação dos fragmentos florestais, proporcionando políticas públicas e melhor gestão das áreas, direcionando ações para os fragmentos mais ameaçados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Agriculturae

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.