Aspectos socioeconômicos, produtivos e ambientais da agricultura familiar praticada no NPA III Boa Sorte, Araguatins(TO)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-645X.2021.001.0001

Palavras-chave:

Ciências ambientais, Agricultores familiares, Desenvolvimento socioambiental

Resumo

No Brasil, a agricultura familiar é uma das grandes responsáveis por abastecer o mercado interno com produtos diversos, de menor custo, em espaços, relativamente, menores e, por isso, desempenha papel fundamental na performance da economia brasileira. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo descrever os aspectos socioeconômicos e produtivos, além do perfil ambiental dos produtores do Núcleo de Produção Agrícola III Boa Sorte, localizado no município de Araguatins (TO), bem como as práticas e sistemas de produção realizados nesta comunidade.  A metodologia desenvolvida envolveu pesquisa de caráter descritivo e exploratório, além de pesquisa de campo e bibliográfica, realizada com 27 chefes de família. A coleta de dados foi feita através da aplicação de questionário que contemplou perguntas objetivas sobre o perfil socioeconômico e ambiental dos produtores. Com esse estudo concluiu-se que os produtores rurais do Núcleo de Produção Agrícola III Boa Sorte desempenham suas atividades tal como a maior parte dos agricultores familiares brasileiros, principalmente para subsistência, mas reconhecem haver possibilidades para a melhoria dos sistemas produtivos e das práticas de preservação ambiental, na medida que pudessem contar com assistência técnica especializada adequada às suas necessidades.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Figueiredo Guimarães, Universidade de Taubaté

Mestrado Profissional em Ciências Ambientais na Universidade de Taubaté, graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (2007). Atualmente é técnico em assuntos educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Supervisão Educacional.

Adriana Mascarette Labinas, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Taubaté (1991), mestrado em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Agronomia (Proteção de Plantas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professor assitente - Faculdades Integradas Cantareira e professor assitente nivel 3 da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente em controle de pragas, manejo integrado de pragas e biologia e comportamento de insetos.

Downloads

Publicado

2022-03-08