Avaliação da eficácia antimicrobiana de um PHMB sobre cepas de Salmonella spp
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-645X.2021.001.0002Palavras-chave:
Carne suína, Salmonella spp, PHMBResumo
O Brasil tem ocupado papel de destaque no mercado mundial como importante produtor de alimentos, demonstrando significativo potencial de produção e exportação de alimentos de origem animal, dentre eles a carne suína. A carne suína é a fonte de proteína animal mais importante no mundo, com a produção de 100 milhões de toneladas. O Brasil é o quarto produtor e exportador mundial de carne suína com 3% da produção e 11% das exportações mundiais, ficando atrás apenas da China, União Europeia e Estados Unidos. Carne suína, assim como as outras carnes, apresenta alta atividade de água, associada à sua composição química complexa (água 75%, proteínas 19%, carboidratos 1,2%, compostos nitrogenados solúveis 1,6%, compostos inorgânicos 0,6% e vitaminas) sendo suscetível à proliferação de microrganismos, tanto deteriorantes quanto patogênicos. Assim, os produtos de origem animal possuem uma variedade de microrganismos presentes naturalmente ou adquiridos durante o abate. Alguns podem se multiplicar na carne causando deterioração e redução da vida de prateleira. Outros representam um perigo à saúde dos consumidores por serem causas de intoxicações, doenças infecciosas ou toxinfecciosas. Estudos revelaram presença de agentes patogênicos como Salmonella spp, Escherichia coli, Yersinia enterocolítica, Campylobacter jejuni e Listeria monocytogenes na carne suína e em produtos derivados. As doenças causadas pelo consumo de alimentos contaminados por Salmonella spp são conhecidas genericamente por salmoneloses, doença de maior incidência causada pelo consumo de alimentos infectados por salmonelas. Cloridrato polihexametileno biguanida, popularmente conhecido como PHMB, é um agente antibacteriano catiônico, polimérico, solúvel em água, atóxico e inócuo aos sistemas vivos multicelulares e que tem sido amplamente utilizado em diversas indústrias alimentícias ao redor do Mundo com vistas a inibir o crescimento microbiano. No Brasil existem poucos estudos relacionados à aplicação ou eficácia desinfetante daquele composto em carcaças de suínos de sistemas de abate. Com base nestas considerações, o presente projeto propôs a avaliação da eficácia antimicrobiana de um PHMB sobre Salmonella spp encontrada em carcaças de suínos provenientes de granjas da região.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Agriculturae

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.