Avaliação da eficácia antimicrobiana de um PHMB sobre cepas de Salmonella spp

Autores

  • Adriano Guimarães Parreira Universidade Federal de São João Del-Rei
  • Claudio Marcio Cardoso Rocha Universidade Federal de São João Del-Rei
  • Eduardo Jose Azevedo Correa Universidade Federal de São João Del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-645X.2021.001.0002

Palavras-chave:

Carne suína, Salmonella spp, PHMB

Resumo

O Brasil tem ocupado papel de destaque no mercado mundial como importante produtor de alimentos, demonstrando significativo potencial de produção e exportação de alimentos de origem animal, dentre eles a carne suína. A carne suína é a fonte de proteína animal mais importante no mundo, com a produção de 100 milhões de toneladas. O Brasil é o quarto produtor e exportador mundial de carne suína com 3% da produção e 11% das exportações mundiais, ficando atrás apenas da China, União Europeia e Estados Unidos. Carne suína, assim como as outras carnes, apresenta alta atividade de água, associada à sua composição química complexa (água 75%, proteínas 19%, carboidratos 1,2%, compostos nitrogenados solúveis 1,6%, compostos inorgânicos 0,6% e vitaminas) sendo suscetível à proliferação de microrganismos, tanto deteriorantes quanto patogênicos. Assim, os produtos de origem animal possuem uma variedade de microrganismos presentes naturalmente ou adquiridos durante o abate. Alguns podem se multiplicar na carne causando deterioração e redução da vida de prateleira. Outros representam um perigo à saúde dos consumidores por serem causas de intoxicações, doenças infecciosas ou toxinfecciosas. Estudos revelaram presença de agentes patogênicos como Salmonella spp, Escherichia coli, Yersinia enterocolítica, Campylobacter jejuni e Listeria monocytogenes na carne suína e em produtos derivados. As doenças causadas pelo consumo de alimentos contaminados por Salmonella spp são conhecidas genericamente por salmoneloses, doença de maior incidência causada pelo consumo de alimentos infectados por salmonelas. Cloridrato polihexametileno biguanida, popularmente conhecido como PHMB, é um agente antibacteriano catiônico, polimérico, solúvel em água, atóxico e inócuo aos sistemas vivos multicelulares e que tem sido amplamente utilizado em diversas indústrias alimentícias ao redor do Mundo com vistas a inibir o crescimento microbiano. No Brasil existem poucos estudos relacionados à aplicação ou eficácia desinfetante daquele composto em carcaças de suínos de sistemas de abate. Com base nestas considerações, o presente projeto propôs a avaliação da eficácia antimicrobiana de um PHMB sobre Salmonella spp encontrada em carcaças de suínos provenientes de granjas da região.

Biografia do Autor

Adriano Guimarães Parreira, Universidade Federal de São João Del-Rei

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Microbiologia pela Universidade Federal de Viçosa (CAPES conceito 6), Pos-doc do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular da UFMG. Atualmente, é professor da UEMG Unidade Divinópolis MG, ministrando aulas nos Cursos de Fisioterapia, Ciências Biológicas e Enfermagem além de técnico da UFSJ Campus CCO. Desenvolve pesquisas voltadas a síntese de AgNPs por rotas de síntese verde, novas formulações de antimicrobianos baseadas em Niobio e Grafeno, e técnicas inovadoras no tratamento microbiológico da água. Orienta discentes de graduação em projetos de extensão na UEMG e UFSJ, em temas diversos como imunização, queimadas urbanas, febre maculosa.

Claudio Marcio Cardoso Rocha, Universidade Federal de São João Del-Rei

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - Divinópolis (2000). Atualmente é supervisor - DCA Distribuidora Circuito das Águas Nippon Chemical . Tem experiência na área de efluentes industriais e indústrias alimentícias

Eduardo Jose Azevedo Correa, Universidade Federal de São João Del-Rei

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). . Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Botânica aplicada, atuou durante o mestrado nos seguintes temas: caatinga, fungos micorrizicos, decomposição e ciclagem de nutrientes em florestas manejadas. Foi professor de Botanica na Faculdade de Para de Minas (FAPAM). Exerceu o cargo de Gerente de Unidade de Conservaçao e a Gerência de Biodiversidade e Pesca junto ao Instituto Estadual de Florestas-MG, regional Centro Oeste. Atualmente é professor e pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais ligado ao Instituto Tecnico de Agropecuária e Cooperativismo em Pitangui.

Downloads

Publicado

2022-03-08