Aspectos socioeconômicos, produtivos e ambientais da agricultura familiar praticada no NPA III Boa Sorte, Araguatins(TO)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-645X.2021.001.0001Palavras-chave:
Ciências ambientais, Agricultores familiares, Desenvolvimento socioambientalResumo
No Brasil, a agricultura familiar é uma das grandes responsáveis por abastecer o mercado interno com produtos diversos, de menor custo, em espaços, relativamente, menores e, por isso, desempenha papel fundamental na performance da economia brasileira. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo descrever os aspectos socioeconômicos e produtivos, além do perfil ambiental dos produtores do Núcleo de Produção Agrícola III Boa Sorte, localizado no município de Araguatins (TO), bem como as práticas e sistemas de produção realizados nesta comunidade. A metodologia desenvolvida envolveu pesquisa de caráter descritivo e exploratório, além de pesquisa de campo e bibliográfica, realizada com 27 chefes de família. A coleta de dados foi feita através da aplicação de questionário que contemplou perguntas objetivas sobre o perfil socioeconômico e ambiental dos produtores. Com esse estudo concluiu-se que os produtores rurais do Núcleo de Produção Agrícola III Boa Sorte desempenham suas atividades tal como a maior parte dos agricultores familiares brasileiros, principalmente para subsistência, mas reconhecem haver possibilidades para a melhoria dos sistemas produtivos e das práticas de preservação ambiental, na medida que pudessem contar com assistência técnica especializada adequada às suas necessidades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Agriculturae

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.